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domingo, 30 de agosto de 2009

Bburago 1:43 - Lamborghini Murciélago






Escala: 1:43
Fabricante: Bburago
Modelo: Lamborghini Murciélago
Número: N/A
Ano: 2009
Categoria: Street Fire Collezione

Murciélago é o sucessor do famoso Diablo, as intenções para este modelo começaram a ser traçadas em 1995, ainda a 5 anos de distância do que viria a ser o fim de vida do Diablo.
Foi introduzido em 2001, para ser comercializado em 2002. Foi o primeiro novo design da Lamborghini em 11 anos e já sob alçada da Audi.

Como eu nisto dos carros gosto é das curiosidades dos nomes, este (tal como todos os lamborghini's) também tem a sua história a contar.

Na continuação da já famosa nomenclatura taurina, o Murciélago foi um touro que a 5 de Outubro de 1879 seria lidado em Córdoba por Rafael Molina Sanchez "El Lagartijo".
Investiu e foi picado 24 vezes com rara bravura, sendo poupado à morte por El Lagartijo, que o viria a oferecer a Don Antonio Miura.

Miura tratou de procriar e criar assim a famosa linhagem Miura conhecida pela sua bravura e coragem. Miura que viria a ser também um dos nomes dado a um modelo Lamborghini, já apresentado.

Como a Lamborghini sabe como agradar ao comum mortal, a primeira geração de Murciélagos (2001-2006) vinha equipada com um motor 6.2L V12 e mais importante caixa manual de 6 velocidades. Mais puro é impossível. Em 2006 surge o Murciélago LP640, cujo nome se refere à posição e orientação do motor no carro - Longitudinale Posteriore - os 640 aos cavalos.

Bburago 1:43 - Lamborghini Diablo





Escala: 1:43
Fabricante: Bburago
Modelo: Lamborghini Diablo
Número: N/A
Ano: 2009
Categoria: Street Fire Collezione

O Lamborghini Diablo é o sucessor do Countach e a sua produção começou em 1990 até 2001.
Foi o primeiro Lamborghini a conseguir ultrapassar a barreira dos 320 km/h. Aliás, foi uma das exigências da gerência, que a velocidade teria de ser superior a 315 km/h. Viria a ser substituido pelo não menos famoso Murciélago.


O nome Diablo, recorre mais uma vez à tradição de nomear os carros em homenagem a touros bravos ou ganadarias famosas sobretudo de Espanha. Ferruccio Lamborghini era um grande aficcionado e Diablo diz que era um touro que a 11 de Julho 1869 entrou na arena de Madrid e foi desafiado por José De Lara "El Chicorro", o Diablo ficou tão furioso com o toureiro que em poucos segundos investiu 16 vezes. Como reconhecimento da sua bravura, Diablo foi poupado e tornou-se uma lenda.

Segundo Jeremy Clarkson o Diablo foi desenhado:

"Solely to be the biggest head-turner in the world."

Já tive a sorte de ver um ao vivo, e posso confirmar.

Bburago 1:43 - Lamborghini Countach






Escala: 1:43
Fabricante: Bburago
Modelo: Lamborghini Countach
Número: N/A
Ano: 2009
Categoria: Street Fire Collezione

O Lamborghini Countach surge em 1974 e vai ser produzido até 1989.
Há sitios que o colocam como o sucessor do Miura, mas entre o Miura e o Countach existiu ainda o Espada, o Jarama e o Urraco. E não terá sido o sucessor em termos de sucesso também porque o Espada foi dos primeiros modelos Lamborghini a ter sucesso comercial.
O nome Countach surge de uma expressão tipica do Piemontês (dialecto da região de Piedmont no norte da Itália) que segundo reza a lenda terá sido exclamada por Nuccio Bertone, na primeira vez que viu o protótipo do "Project 112". Terá dito "Kuntach!" (expressão de admiração) e o nome ficou, Countach (lê-se kun'tach).

Uma caracteristica bastante conhecida deste modelo são as suas portas tesoura, que abrem para cima. Fazia não só parte do estilo mas também da funcionalidade, pois num carro tão largo seria impossivel abrir as portas num espaço mais confinado (garagens, parques públicos, pessoas irritantes que estacionam os carros como se estivessem a testar qual a distância minima que precisam para sair de dentro dele sem tocar no vizinho, etc).

Apesar de à primeira vista parecer um carro perfeito, tinha os seus problemas, sobretudo no que tocava ao design. Era pouco aerodinâmico para começar, o motor (veio-se a saber depois) precisava de mais entradas de ar para ventilar correctamente, o que acabou por colocar uma grande entrada directamente atrás do condutor o que impossibilitava a visão traseira, entre outros. Assim o carro foi sofrendo várias alterações até ser considerado próprio para consumo.



Diz-se que o estilo visual do Countach tornou-o num ícone de excelente design para quase toda a gente ... excepto para os engenheiros. Modelos posteriores como o Diablo ou o Murcielago já agradavam mais aos dois lados, entusiastas e engenheiros, mas mais nenhum viria a ter a originalidade e extravagância do Countach.

Del Prado 1:43 - Lamborghini Miura SV



Escala: 1:43
Fabricante: Del Prado
Modelo: Lamborghini Miura SV
Número: N/A

Ano: N/A
Categoria: N/A

Sobre a Del Prado, sei que é uma empresa de colecções por fascículos espanhola. O Miura terá saido numa colecção deles, mas nao sei qual, nem qual o número e o ano.

Sobre o primeiro Miura já falei no post anterior.
Este modelo em particular (SV) é o ultimo e mais famoso Miura. As alterações a nível mecânico introduziram neste modelo mais 15cv a juntar a algumas alterações estéticas que também o distinguem dos modelos anteriores (Miura e Miura S).

Diz que o Frank Sinatra teve um. Bom gosto tinha o senhor.

Bburago 1:18 - Lamborghini Miura








Escala: 1:18
Fabricante: Bburago
Modelo: Lamborghini Miura
Número: N / A
Ano: 2008
Categoria: Diamond Collezione


Outra marca que muito me apraz, a Lamborghini. Particularmente este modelo Miura. Já andava há algum tempo para o adquirir e o facto de o ter encontrado a 10 euros (quando normalmente são 29) ajudou. Penso que as versões de 2009 são vermelho e amarelo.


Quanto ao Miura, foi um modelo desenvolvido em 1965 com o nome de código P400 (Posteriori 4 Litri) com um motor 3.9L. Os engenheiros da Lamborghini que trabalharam no protótipo, fizeram-no à noite e um pouco por auto designio, pois o P400 não fazia na altura parte dos planos de produção da Lamborghini. No entanto foi dada luz verde para que o projecto continuasse a ser desenvolvido à parte.

O Miura desviava-se um pouco do que eram as intenções da Lamborghini, que nunca quis produzir carros de pista mas sim bons carros de estrada e vinha equipado com um motor traseiro (ao contrário de tudo o que já tinha sido feito pela Lamborghini). Ficou pronto em 1966, pouco dias antes da sua aparição na feira automovel de Geneva e a cor era este laranja.


Como curiosidade, o facto de nenhum dos engenheiros ter tido tempo de verificar se o motor destinado a este modelo cabia no compartimento que lhe tinha sido reservado, como queriam mostrar o carro e não tinham tempo para essas verificações nem para montá-lo, optaram por encher o compartimento do motor com cascalho (para fazer peso e manter o carro à altura real com que ficaria com motor montado) e mantê-lo trancado durante a exibição.


Tal foi o sucesso do P400, que viria a ser lançado para produção no ano seguinte, já sob a designação de Miura, uma famosa ganadaria de touros bravos de Sevilha.

Matchbox 2008 - Citroen DS 21


Escala: 1:64
Fabricante: Matchbox
Modelo: Citroën DS 21
Número: 001
Ano: 2008
Categoria: Heritage Classics


O DS 21 é uma variação do DS 19, na qual à primeira vista se nota a alteração nos farois da frente. Tinha um motor 2200cc e foi introduzido em 1965. Em 1970 torna-se no primeiro carro de mercado a ter injecção electrónica, que se reflecte num aumento de potência do seu motor 2.2.

Metosul 1:43 - Citröen DS 19

Escala: 1:43
Fabricante: MetoSul
Modelo: Citroën DS 19
Número: 02
Ano: ~1970

Categoria: N/A

Este Citroen DS 19 foi fabricado pela Metosul, antiga e já desaparecida fábrica portuguesa de miniaturas.
Não sei a sua data de fabrico exacta mas anda pelos anos 70 e já mostra algumas marcas do tempo. Não deixa de ser muito gostozinho.

Continuando um pouco a historia do Citroen DS (DéeSse = deusa), é o sucessor do mítico Traction Avant (TA para os amigos), e foi desenvolvido em segredo durante 18 anos.

Quando surgiu em 1955, rompia completamente com o design automóvel da altura e foi um sucesso imediato (na Europa), tendo sido encomendados 743 exemplares nos primeiros 15 minutos em que esteve exposto na feira automóvel de Paris.
No primeiro dia estavam encomendadas 12000 unidades.

Foi um grande marco para a França que se encontrava ainda a recuperar da devastação da 2ª Guerra.
Como era um carro carote para a época, e tendo em conta o contexto sócio-económico da França dos anos 50, foi introduzido um modelo mais barato, o Citroen ID (IDée = ideia), em 1957. O ID partilhava toda a carroçaria do DS mas tinha uma mecânica mais tradicional. Fora do contexto Francês, o DS agradava sobretudo aos rebeldes não conformistas devido ao seu design radical e cosmopolita. Um anuncio americano resumia o DS assim:

"It takes a special person to drive a special car".

Diz-se que o DS se viu afectado pelo sistema de impostos que era taxado à potência o que exigia motores mais pequenos e como tal menos potentes. O que não é surpresa nenhuma para quem vive na Europa e tenha de 15 anos para cima. Não obstante e com motores a variar entre as 1900cc e 2300cc, ganhou o Rally de Monte Carlo em 1959 e 1966.

O DS cimentou definitivamente o nome da Citroen como marca inovadora, dizem as más linguas que tal foi a sensação criada com o DS que a Citroen receava que futuros modelos não fossem arrojados o suficiente (é só uma opinião, mas penso que estava a correr tudo bem até ao C3).

sábado, 29 de agosto de 2009

NOREV 1:43 - Citroen DS 19 cabriolet


Escala: 1:43
Fabricante: NOREV
Modelo: Citroën DS 19 cabriolet
Número: N/A
Ano: N/A
Categoria: N/A

A miniatura anterior do Avant Garde (inspirado no Citroen DS) foi o ponto de partida para este post sobre o verdadeiro DS. Vai ser complicado resumir este que é o meu carro favorito de todos os tempos. Pronto, tenho muitos favoritos mas este é mais favorito que os outros favoritos.
O meu fascinio pela Citroen, talvez o explique mais a frente.

O DS foi produzido pela Citroen entre 1955 e 1975. O seu design foi concebido pelo escultor italiano Flaminio Bertoni. Para 1955, é um carro que se distingue pelo seu design "futurista" e a inovação a nível tecnológico introduzida, como as suspensões hidropneumaticas que se auto nivelam para manter sempre o mesmo nível do carro em relação à estrada independentemente das cargas que suportam.

Diz também quem teve o prazer de lhe tocar, que se distinguia pelos seus elevados padrões a nível de qualidade de condução, handling e travagem. Foram vendidos cerca de 1.5 milhões durante os 20 anos de produção. Em 1999 ficou em terceiro na competição "Carro do Século" e foi nomeado como carro mais bonito de todos os tempos pela revista "Classic & Sports Cars".

Como tenho mais um ou dois DS's para mostrar, divido a informação pelas outras miniaturas.

Quanto a esta miniatura NOREV, é de uma qualidade que se reflecte no preço, daí só ter 3 norev's (e zero autoart) =)
É o modelo cabrio e como não podia deixar de ser, incluí a capota que se pode montar ou tirar a gosto.

Hot Wheels 2009 - Avant Garde








Escala: 1:64
Fabricante: Hot Wheels
Modelo: Avant Garde
Número: 018
Ano: 2009
Categoria: HW Premiere

Não tenho por norma comprar os modelos "inventados" da Hot Wheels, mas como tudo na minha colecção está sujeito a alterações imprevistas, se me agrada, adquiro.

Este carro chamou-me imediatamente à atenção por se parecer muito com Citroen DS (boca de sapo). Quando fui pesquisar sobre este modelo, descobri que realmente tinha sido inspirado nesse modelo, daí as parecenças.

A Hot Wheels Wiki tem isto a dizer sobre o Avant Garde:

With a sculpted chassis, wraparound windscreen and long low hood for aerodynamics, this French-inspired fast car says "adieu" to the competition.

É um dos meus favoritos deste ano!

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Hot Wheels 2008 - '70 Pontiac GTO








Escala: 1:64
Fabricante: Hot Wheels
Modelo: '70 Pontiac GTO
Número: 029
Ano: 2008
Categoria: New Models

Mais Pontiac GTO, desta feita o modelo de 1970 descapotável. Este já pertencente a uma terceira geração do modelo.

Hot Wheels 2008 - '65 Pontiac GTO







Escala: 1:64
Fabricante: Hot Wheels
Modelo: '65 Pontiac GTO
Número: 070
Ano: 2008
Categoria: All Stars


Aproveitando que estamos com a mão no Pontiac GTO, aqui fica o modelo de '65.

Hot Wheels 2007 - '69 Pontiac GTO



Escala: 1:64
Fabricante: Hot Wheels
Modelo: '69 Pontiac GTO
Número: 121
Ano: 2007
Categoria: T-Hunt




O Pontiac GTO teve um periodo de vida de 10 anos, de 1964 a 1974. É muitas vezes considerado o primeiro verdadeiro muscle car.

O seu nome GTO (Gran Turismo Omologato) é uma referência directa ao do Ferrari 250 GTO, o que deixou alguns puristas consternados, tal o ultraje de nomear um muscle car, com o titulo de um dos melhores Gran Turismo de sempre e que nada tem a ver com GT.

Este modelo de '69 já pertence a uma segunda geração de GTO, que por esta altura já tinha como concorrente directo o Plymouth Road Runner.
No ano de 1969 acabou até por ser superado em vendas pelo Chevrolet Chevelle SS e pelo próprio Road Runner.
Como curiosidade, o facto de aquele sistema de segurança muito comum hoje em dia, de quando se desliga o carro e retira a chave da ignição, a direcção trancar ... surgiu neste modelo.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Hot Wheels 2009 - Ferrari 250 GTO







Escala: 1:64
Fabricante: Hot Wheels
Modelo: Ferrari 250 GTO
Número: 005
Ano: 2009
Categoria: HW Premiere


Sobre o carro em si, já falei no modelo à escala 1:43.
Dos mais belos carros do mundo!


Queria aqui agradecer ao colega coleccionador do Brasil que me enviou a mini vermelha, numa troca que fizemos! 

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Hot Wheels 2008 - Ferrari 288 GTO







Escala: 1:64
Fabricante: Hot Wheels
Modelo: Ferrari 288 GTO

Número: 038
Ano: 2008
Categoria: First Editions



Este Ferrari 288 GTO (O de Omologazione) é um daqueles carros que teve de ser produzido para que a Ferrari se pudesse inscrever nas provas de Grupo B. Eram necessárias 200 unidades homologadas para que o Ferrari 308 GTB pudesse ser inscrito em 1984.
O 288 GTO é então a versão para o (muito limitado) público, do carro de competição, 308 GTB.

Uma pequena sneak peek do que viria a ser o Ferrari F40, em 1987.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Hot Wheels 2008 - '69 Dodge Coronet Super Bee







Escala: 1:64
Fabricante: Hot Wheels
Modelo: '69 Dodge Coronet Super Bee
Número: 005
Ano: 2008
Categoria: New Models


Mais um musculado, desta feita o '69 Dodge Coronet Super Bee.

Quanto ao nome Coronet em si, ele existiu enquanto modelo da Dodge desde 1949 até 1976.

O Coronet Super Bee, foi uma versão limitada produzida entre 1968 e 1971. Era o Muscle Car baratinho da Dodge e o concorrente directo do Plymouth Road Runner.
Vinha disponível com um motor Hemi (425cv) como opção, mas destes foram vendidos apenas 125 exemplares.
De '69 modelo base (335cv), 28.000 exemplares existem.
Quanto ao nome Super Bee, vem do jogo de palavras em relação ao Chassis B-body (Super B) = Super Bee. E distingue-se pelo desenho da abelhinha na lateral da faixa traseira.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Matchbox 2009 - Lotus Evora



Escala: 1:64
Fabricante: Matchbox
Modelo: Lotus Evora
Número: 016
Ano: 2009
Categoria: Real



Quanto ao Evora, é um carro desportivo produzido pela Inglesa Lotus e foi lançado às feras em 2008.


Tem um motor Toyota 3.5L com 276cv, que atinge os 261 km/h. (um carro destes nos Estados Unidos levava com um motor de 400cv, chutava p'ra canto e seguia jogo) mas enfim.


Quanto ao nome, segue a tradição da Lotus de nomear os modelos sempre com a letra E. O nome Evora em si, deriva de três palavras: Evolution, Vogue e Aura. Curiosamente, para nós portugueses há-de sempre lembrar a cidade de Évora.


Outros nomes na mesa eram Eagle, Exira e Ethos.


Foi nomeado como melhor carro do ano na Grã-Bretanha, deixando para trás nomes como Nissan GT-R, Aston Martin V12 Vantage e o Porsche Panamera.


Como a Hot Wheels tem miniaturas do Nissan e do Aston, assim que puder faço uma corrida entre os três.


Logo digo quem ganhou.

Hot Wheels 2008 - Corvette ZR1






Escala: 1:64
Fabricante: Hot Wheels
Modelo: Corvette ZR1
Número: 009
Ano: 2008
Categoria: New Models




Escala: 1:64
Fabricante: Matchbox

Modelo: Corvette ZR1
Número: 009
Ano: 2008
Categoria: Real




Escala: 1:64
Fabricante: Matchbox
Modelo: Corvette ZR1
Número: 023
Ano: 2009
Categoria: Real


Sobre este Corvette ZR1, há uma ou outra curiosidade a referir, mas é interessante sobretudo por poder comparar a miniatura da Hot Wheels com a da Matchbox do mesmo ano e deste ano de 2009.
Este ZR1, é uma variante do Chevrolet Corvette C6, que esteve para se chamar Blue Devil. Foi apresentado pela primeira vez em 2008 mas só está disponível ao público em 2009. Este motor, é apenas o mais potente colocado num modelo desportivo da GM para o público, e tem o seguinte a dizer sobre ele próprio:

"Olá, sou o LS9, tenho 6.2L, 638cv e faço este carro atingir a velocidade máxima de 330km/h."

Agora que está apresentado, passemos à miniatura em si.
Hot Wheels #009 - 2008




Matchbox #009 - 2008



Matchbox #023 - 2009


Da imagem lateral duas coisas a retirar, as jantes (umas característicamente Hot Wheels e as outras Matchbox) aqui não há nada a fazer, e depende do gosto.


As jantes da Matchbox dão sempre um ar mais clássico aos carros. A diferença reside também no facto da Matchbox optar quase sempre por colocar os espelhos retrovisores, coisa que a Hot Wheels não faz.

No fundo a Matchbox dá-lhe um aspecto mais "a sério" enquanto a Hot Wheels os faz parecer mais concept.







Na frente, penso que a Matchbox leva vantagem ao ter optado por distinguir a plástico preto a grelha frontal, o que acaba por acentuar a profundidade e separá-la do corpo do carro.
Não sou grande fã dos faróis pintados da Matchbox, mas é também uma característica que os distingue da Hot Wheels.





Na traseira, foi a Hot Wheels que acabou por pintar os faróis no modelo de 2008, que quando comparado com o da Matchbox de 2008 (vermelho) vemos que não existe pintura. Mas viria a existir no modelo deste ano da Matchbox (dourado).

A minha miniatura Hot Wheels só diz ZR as Matchbox lê-se bem o ZR1. A matrícula deste ano da Matchbox vem com o detalhe SPR CHRG (penso eu de Super Charged) ...?

Na foto não se vê muito bem, mas em relação às quatro ponteiras de escape, a miniatura Hot Wheels (ao meio) está melhor detalhada.

No total, talvez um empate técnico.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Hot Wheels 2009 - '71 Dodge Demon





Escala: 1:64
Fabricante: Hot Wheels
Modelo: '71 Dodge Demon
Número: 013
Ano: 2009
Categoria: HW Premiere

Não tenho a certeza se este se classifica como Muscle Car ou Pony Car, mas é um pequeno diabo de qualquer maneira e a linha é ténue.


Teve vida curta, de 1970 a 1972, e nasceu como a variante da Dodge para combater o Plymouth Duster. Eram em tudo semelhantes. O Demon era a versão desportiva do Dodge Dart.


Em relação ao nome, a curiosidade reside no facto de em 1973 ter deixado de existir enquanto Demon, e ter passado a chamar-se Dodge Dart Sport, devido a pressões religiosas para que se deixasse de evocar o nome do Diabo (o carro trazia também um autocolante de um pequeno diabo género cartoon, que foi retirado). Fanáticos ...

Hot Wheels 2009 - '49 Merc



Escala: 1:64
Fabricante: Hot Wheels
Modelo: '49 Merc
Número: 051
Ano: 2009
Categoria: T-Hunt e T-Hunt$

'49 Merc ... ou como vem nos livros, Mercury Eight.

Este Mercury Eight foi o primeiro modelo Mercury do pós-guerra e o primeiro a ter um nome (os mais antigos eram só Mercury, sem modelo). Com certeza na altura não haveriam tantos modelos como hoje, era fácil dizer "Tenho um Mercury" e a pessoa já sabia qual era.
O design foi um sucesso, pois marcou a ruptura com os modelos pré-guerra e diferenciou a Mercury do modelo da Ford, seu concorrente directo.

Foi produzido desde 1949 até 1951, e ganhou logo um estatuto entre os fans de hot rods, sendo imensos os exemplares modificados.

Como curiosidade, é o carro que James Dean conduzia em Rebel Without a Cause - Rebelde sem causa.
Foi também o Batmobile original. Um Mercury de 1949 preto modificado.

Nestas fotos pode-se ver a diferença entre o T-Hunt normal e o $uper. Pintura, jantes e pneus.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Hot Wheels 2008 - Corvette Grand Sport





Escala: 1:64
Fabricante: Hot Wheels
Modelo: Corvette Grand Sport
Número: 008
Ano: 2008
Categoria: New Models



Nos nossos monitores, um Chevrolet Corvette Grand Sport.Que eu saiba existem ainda mais duas versões, uma azul e uma vermelha.Já aqui falei do Corvette ZL-1, que no fundo é um Corvette C3 (3ª geração). Os modelos Corvette surgem em 1953, com o nome de C1 (1ª geração). A titulo de curiosidade:


C1 - 1953-1962
C2 - 1963-1967
C3 - 1968-1982
C4 - 1984-1996
C5 - 1997-2004
C6 - 2005-

Assim sendo, o Grand Sport é um C2 de 1963. Surge como resposta à Ford e ao seu Shelby Cobra, que por esta altura já dominava todos os circuitos. A GM tinha planos para produzir 100 Grand Sport, mas acabou por se ficar nos 5.
Estes escassos exemplares, após a sua vida nas corridas, acabaram nas mãos de particulares.
Este é dos Corvettes mais cobiçados e valiosos, talvez juntamente com o ZL-1, do qual só existem 2 unidades.
Mais um musculado raro e de fazer inveja ...

Hot Wheels 2009 - Datsun BlueBird 510








Escala: 1:64
Fabricante: Hot Wheels
Modelo: Datsun BlueBird 510
Número: 037
Ano: 2009
Categoria: HW Premiere

Nas fotos o Datsun BlueBird 510.

Na minha opinião, uma das mais bonitas da série deste ano.


Quanto ao Datsun BlueBird 510, também conhecido por Nissan BlueBird, foi vendido entre 1968 e 1974, e fora dos Estados Unidos levava o nome de Datsun 1600.


Conhecido por "BMW dos pobres" toda a sua engenharia se inspirava nos sedans europeus da altura, particularmente o BMW 1600-2 de 1966.

Foi um carro bastante abrangente em várias vertentes, não só foi o BlueBird com mais opções de carroçaria: 2 portas, 4 portas, 5 portas wagon e 2 portas coupé, como também as motorizações variavam entre os 1.3L, 1.4L,1.6 e 1.8L.

Tornou-se popular não só devido a estes factores como também ao seu preço acessível (tendo em conta a relação preço/performance) assim como a sua mecânica simples e de confiança. As suas peças podiam ser facilmente trocadas por peças de versões mais actuais (motor, transmissão, suspensão, etc) pois eram todas parecidas o suficiente para só requerer uma pequena afinação.

Quem comprava o 1.6L, metia-lhe um motor 2.0L com facilidade, o que o tornou num alvo bastante apetecível para os entusiastas dos rallys.

Também por estes motivos, encontrar um em condições razoáveis hoje em dia ... diz que é complicado.

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