Recent Posts

sábado, 8 de agosto de 2009

BBurago 1:24 - Ferrari 250 LM

(carregar na foto para ver maior)

Escala: 1:24
Fabricante: Bburago
Modelo: Ferrari 250 LM
Número: N/A
Ano: N/A
Categoria: N/A


Para começar, podia ter escolhido qualquer miniatura, mas optei pelo Ferrari 250 LM ... a minha primeira.
Um BBurago à escala 1:24, oferecido pelo meu pai, tem nas minhas mãos à volta de 18 anos. Para a idade até nem está mal. Visto que nessa altura os carros serviam para transportar as Barbies ou irem contra a parede. Só muitos anos mais tarde Gabriel o Pensador se lembrou que queria um Ferrari amarelo. Eu já tinha um.

Para explicar o surgimento do Ferrari 250 LM, é necessário recuar um pouco ao surgimento da série P da Ferrari. Ferrari P (de Prototype) foram uma série de carros desportivos produzidos pela ferrari entre os anos 60 e 70, mais num âmbito de pesquisa. Em 1963, fruto deste trabalho surge o Ferrari 250 P, de motor traseiro, cockpit aberto, que viria a ganhar as 3 principais provas de resistência desse ano - 12 horas de Sebring - 1000km Nurburgring - 24 horas de Le Mans.

Como era apanágio nestas décadas, os carros que faziam sucesso na pista tinham o seu "modelo comercial" disponível ao público. Não sendo totalmente iguais, partilhavam grande parte dos componentes do seu congênere de pista. Eram tão semelhantes que o dono de um destes carros poderia inscrever-se em corridas particulares com o seu carro e retirar as mesmas performances. O Ferrari 250 LM (Le Mans) é assim o modelo comercial (de estrada) do 250 P (de pista).

Com os modelos da Porsche passava-se o mesmo, e para esta marca é bem conhecido o caso de James Dean.

Nesta altura qualquer um podia ser piloto.

Bons tempos.

1 comentários:

Anónimo disse...

qto vc quer pela sua ferrari 250 LM SOU COLECIONADOR TENHO VÁRIAS
RCESARFONSECA@YAHOO.COM.BR

Enviar um comentário

ShareThis