Recent Posts

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Hot Wheels 2008 - '69 Ford Torino Talladega







Escala: 1:64
Fabricante: Hot Wheels
Modelo: '69 Ford Torino Talladega
Número: 019
Ano: 2008
Categoria: New Models


Dentro do tema "fantásticos musculados americanos da década de 60" encontra-se este Ford Torino Talladega de '69.

Uma miniatura Hot Wheels na categoria de New Models quer dizer que é a primeira vez que este modelo se apresenta na linha Hot Wheels. A designação internacional para esta categoria é  HW Premiere.



Apesar de na nomenclatura oficial constar o '69, é um pouco desnecessária, visto este modelo ter nascido e desaparecido em 1969. Foi o único ano de produção.
O nome Talladega é dado em homenagem à pista de corridas Talladega Superspeedway, em Alabama. Esta versão é a versão desportiva do Ford Torino, que foi produzida especificamente para tornar a Ford mais competitiva nas provas de NASCAR, e só foi vendida ao público porque (como na maior parte das corridas da época) para haver homologação do carro era necessário que fossem vendidos X exemplares ao público. Cada corrida teria as suas normas quanto ao número de exemplares necessários.


Um caso famoso destas homologações é o do Ferrari 250 GTO, de 1962, onde a Ferrari tinha de cumprir a produção de 100 carros para o público para que o GTO pudesse competir. Foram fabricados 39, e sabe Deus como, a Ferrari foi autorizada a competir.


De volta ao Talladega, ele cumpriu exactamente como a Ford esperava, ganhando 29 titulos nesse ano e o campeonato de 1969. Na época de 1970 a NASCAR proibiu os "aero-cars" (carros produzidos especificamente para correrem NASCAR, pela Dodge, Plymouth, Ford e Mercury entre '69 e '70, estes carros baseavam-se nos modelos comerciais mas com alterações aerodinâmicas, normalmente spoilers traseiros algo abusados, sendo o Talladega o mais discreto de todos). Aliás, para quem viu o filme Cars, da Pixar, lembra-se do The King? O azul com aquele enorme spoiler traseiro? É um Plymouth Superbird, tal como o Talladega construído especificamente para correr, pertence a este quarteto de Aero-cars banidos em 1970.
E foi o final de vida do Talladega. Chegar, Ver e Vencer ...



0 comentários:

Enviar um comentário

ShareThis