Recent Posts

domingo, 30 de agosto de 2009

Metosul 1:43 - Citröen DS 19

Escala: 1:43
Fabricante: MetoSul
Modelo: Citroën DS 19
Número: 02
Ano: ~1970

Categoria: N/A

Este Citroen DS 19 foi fabricado pela Metosul, antiga e já desaparecida fábrica portuguesa de miniaturas.
Não sei a sua data de fabrico exacta mas anda pelos anos 70 e já mostra algumas marcas do tempo. Não deixa de ser muito gostozinho.

Continuando um pouco a historia do Citroen DS (DéeSse = deusa), é o sucessor do mítico Traction Avant (TA para os amigos), e foi desenvolvido em segredo durante 18 anos.

Quando surgiu em 1955, rompia completamente com o design automóvel da altura e foi um sucesso imediato (na Europa), tendo sido encomendados 743 exemplares nos primeiros 15 minutos em que esteve exposto na feira automóvel de Paris.
No primeiro dia estavam encomendadas 12000 unidades.

Foi um grande marco para a França que se encontrava ainda a recuperar da devastação da 2ª Guerra.
Como era um carro carote para a época, e tendo em conta o contexto sócio-económico da França dos anos 50, foi introduzido um modelo mais barato, o Citroen ID (IDée = ideia), em 1957. O ID partilhava toda a carroçaria do DS mas tinha uma mecânica mais tradicional. Fora do contexto Francês, o DS agradava sobretudo aos rebeldes não conformistas devido ao seu design radical e cosmopolita. Um anuncio americano resumia o DS assim:

"It takes a special person to drive a special car".

Diz-se que o DS se viu afectado pelo sistema de impostos que era taxado à potência o que exigia motores mais pequenos e como tal menos potentes. O que não é surpresa nenhuma para quem vive na Europa e tenha de 15 anos para cima. Não obstante e com motores a variar entre as 1900cc e 2300cc, ganhou o Rally de Monte Carlo em 1959 e 1966.

O DS cimentou definitivamente o nome da Citroen como marca inovadora, dizem as más linguas que tal foi a sensação criada com o DS que a Citroen receava que futuros modelos não fossem arrojados o suficiente (é só uma opinião, mas penso que estava a correr tudo bem até ao C3).

0 comentários:

Enviar um comentário

ShareThis