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domingo, 29 de novembro de 2009

Hot Wheels 2009 - '67 Camaro







Escala: 1:64
Fabricante: Hot Wheels
Modelo: '67 Camaro
Número: 149
Ano: 2009
Categoria: Dream Garage

O Chevrolet Camaro de '67 da GM surge como resposta ao Mustang introduzido pela Ford em 1964. Curiosamente o Ford Mustang tinha sido a resposta da Ford ao Chevrolet Corvair Monza da GM.

Devido ao sucesso do Mustang, a GM achou que seria de valor investir num carro do género, e apesar de terem tentado diversas versões, acabaram por produzir apenas duas, coupé e conversível.

As motorizações variavam entre os 3.7L, 5.3L e um motor produzido especificamente para este Camaro de 5.7L V8 de 295cv.

Com o aproximar do lançamento do Camaro, este ainda não tinha nome oficial embora já tivesse sido apelidado pela imprensa e pela própria GM de Nova, Panther, Chaparral e Wildcat.
Consta também que a Chevrolet pensou usar as letras GM no nome e lembrou-se de G-Mini, que desenvolveu para GeMini e finalmente Gemini.
A General Motors não achou grande piada porque não queria as letras GM associadas ao carro caso fosse um fracasso comercial.

E assim finalmente surge o nome Camaro, considerado um bom nome porque ninguém sabia o que queria dizer.

Quando questionados sobre o significado, a Chevrolet respondeu que era "a small vicious animal that eats Mustangs" (um pequeno e feroz animal que papa Mustangues)
O pessoal da Ford para não se ficar encontrou um significado diferente num velho dicionário de Espanhol, que definia Camaro como "a small, shrimp-like creature" (uma criatura pequenita do género do camarão).
O pessoal da Chevrolet ripostou com um significado num dicionário Francês que definia Camaro como "amigo" ou "companheiro".


Ninguém se ficou a rir quando o Camaro saiu para as ruas na sua primeira geração em 1967, e o resto, como se costuma dizer, é história.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Matchbox 2008 - Jaguar E-Type Coupe

Escala: 1:64
Fabricante: Matchbox
Modelo: Jaguar E-Type Coupé
Número: 006
Ano: 2008
Categoria: Heritage Classics


O Jaguar E-Type, da Britânica Jaguar, foi produzido entre 1961 e 1974.
Esta miniatura é da versão de '61 - Série 1, Coupé.
A Série 2 produziu-se de 1969-1971, e a Série 3 de 1971-1974.
Já teve a honra de ser, em 2008, declarado vencedor numa lista dos 100 mais belos carros de todos os tempos. Em 2004 ficou no topo da lista dos Carros Desportivos da década de '60.
Reza a lenda que Enzo Ferrari quando viu o E-Type disse apenas:



"The most beautiful car ever made"
(o mais belo carro alguma vez feito)

Coincidência, ou não, no ano seguinte (1962) surge o 250 GTO da Ferrari, e convido-vos a ver umas fotos comparativas:


Jaguar E-Type 1961
Ferrari 250 GTO 1962


Não estou a acusar ninguém. Apenas a constatar.
São dois belos carros, e dois dos meus favoritos.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Siku 1:55 - Bugatti Veyron EB 16.4



Escala: 1:55
Fabricante: Siku
Modelo: Bugatti Veyron EB 16.4
Número: 1305
Ano: 2008
Categoria: SikuSuper

Para quem habita por Lisboa e arredores, a loja Poly no Dolce Vita Tejo, veio tornar mais fácil a aquisição de carrinhos Siku.
Se alguém conhecer mais lojas sem ser na margem sul, deixem aí nos comentários por favor!

São miniaturas de alguma qualidade, tendo em conta a escala e o preço. Mas tanto são capazes de fazer jantes super detalhadas como coisas abomináveis.
Em escala são ligeiramente maiores que os Hot Wheels, sendo em 1:55.
Os pneus são de borracha, as portas abrem em quase todos os modelos e o peso também é relativamente maior. No geral, agrada-me bastante.

Esta miniatura é a de um Bugatti Veyron EB 16.4.
Dito Veyron é apenas e só o carro comercial mais rápido de todos os tempos. Se já foi destronado, corrijam-me.
A Bugatti, pertence ao grupo Volkswagen e o nome Veyron surge da homenagem ao piloto Pierre Veyron, vencedor das 24 Horas de Le Mans em 1939, ao volante de um Bugatti original.
Foram produzidas 200 unidades entre 2005 e 2008, entre diversas edições como Veyron, Veyron EB 16.4, Pur Sang, Hermes Edition, Sang Noir, Targa, Vincero e Bleu Centenaire.
Diz-se que o seu design foi inspirado no Bugatti Type 35

De motor é equipado por um 8.0L - 1001cv (porquê ter 1000cv, quando pode ter 1001 ?), velocidade máxima depende de quem o afirma mas anda sempre perto dos 408 km/h.
Se por acaso estiver a pensar investir num Bugatti Veyron verdadeiro há que ter em consideração que:

- Consome em cidade 40 litros
- Tem um consumo combinado de 24 litros
- A toda a velocidade são só 115 litros
- Tendo em conta que a capacidade do depósito são 100 litros, em 12 minutos a full speed estava o tanque vazio
- Os pneus esses, em 15 minutos de prego a fundo estão gastos, o que não é mau de todo visto que a gasolina acaba em 12, logo não tem de se preocupar com os pneus
- A primeira revisão tem um custo previsto de €15.000 (já se compra um Corsa jeitoso), sendo sempre a subir a partir da primeira
- Um jogo de 4 pneus (que devem ser mudados a cada 4000 Kms - se nunca se andar na velocidade máxima) é de cerca de €7000 e só podem ser mudados pela Bugatti


Se ainda assim estiver a pensar adquirir um Bugatti, faço-me desde já convidada para ir dar uma voltinha.

Hot Wheels 2008 - Austin-Healey




Escala: 1:64
Fabricante: Hot Wheels
Modelo: Austin-Healey
Número: 083
Ano: 2008
Categoria: Web Trading Cars

Este Austin-Healey, apesar de ser da edição de 2008, é um achado recente.

As minhas compras de Hot Wheels normalmente são feitas em conjunto com a minha irmã, e a tradição é muito simples: a Elsa vai tirando carros à toa e pergunta "e este?" ao qual eu na maior parte das vezes respondo "já tenho".

Estavamos nós numa dança harmoniosa de "este?" ... "já tenho" ... "este?" ... "já tenho", quando de repente, ela saca deste Austin-Healey lindíssimo com um "e este, tão bonito?" ... ainda não tinha.

Austin-Healey, de origem Britânica, nasceu da associação entre Leonard Lord da Austin (divisão da BMC - British Motor Corporation) e Donald Healey, famoso engenheiro e designer automóvel, em 1952.

Produziram automóveis até 1972, durante os 20 anos em que o acordo foi válido.


Foram produzidos 3 modelos ao longo dos 20 anos, e cada um desses 3 modelos teve as suas muitas versões e séries.


Pelas fotos, creio que esta miniatura se trata de um Austin-Healey 100.

Assim sendo, produzido algures entre 1953 e 1959.

Os outros eram Austin-Healey 3000 (59-67) e Austin-Healey Sprite (58-71).

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