Recent Posts

domingo, 29 de novembro de 2009

Hot Wheels 2009 - '67 Camaro







Escala: 1:64
Fabricante: Hot Wheels
Modelo: '67 Camaro
Número: 149
Ano: 2009
Categoria: Dream Garage

O Chevrolet Camaro de '67 da GM surge como resposta ao Mustang introduzido pela Ford em 1964. Curiosamente o Ford Mustang tinha sido a resposta da Ford ao Chevrolet Corvair Monza da GM.

Devido ao sucesso do Mustang, a GM achou que seria de valor investir num carro do género, e apesar de terem tentado diversas versões, acabaram por produzir apenas duas, coupé e conversível.

As motorizações variavam entre os 3.7L, 5.3L e um motor produzido especificamente para este Camaro de 5.7L V8 de 295cv.

Com o aproximar do lançamento do Camaro, este ainda não tinha nome oficial embora já tivesse sido apelidado pela imprensa e pela própria GM de Nova, Panther, Chaparral e Wildcat.
Consta também que a Chevrolet pensou usar as letras GM no nome e lembrou-se de G-Mini, que desenvolveu para GeMini e finalmente Gemini.
A General Motors não achou grande piada porque não queria as letras GM associadas ao carro caso fosse um fracasso comercial.

E assim finalmente surge o nome Camaro, considerado um bom nome porque ninguém sabia o que queria dizer.

Quando questionados sobre o significado, a Chevrolet respondeu que era "a small vicious animal that eats Mustangs" (um pequeno e feroz animal que papa Mustangues)
O pessoal da Ford para não se ficar encontrou um significado diferente num velho dicionário de Espanhol, que definia Camaro como "a small, shrimp-like creature" (uma criatura pequenita do género do camarão).
O pessoal da Chevrolet ripostou com um significado num dicionário Francês que definia Camaro como "amigo" ou "companheiro".


Ninguém se ficou a rir quando o Camaro saiu para as ruas na sua primeira geração em 1967, e o resto, como se costuma dizer, é história.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Matchbox 2008 - Jaguar E-Type Coupe

Escala: 1:64
Fabricante: Matchbox
Modelo: Jaguar E-Type Coupé
Número: 006
Ano: 2008
Categoria: Heritage Classics


O Jaguar E-Type, da Britânica Jaguar, foi produzido entre 1961 e 1974.
Esta miniatura é da versão de '61 - Série 1, Coupé.
A Série 2 produziu-se de 1969-1971, e a Série 3 de 1971-1974.
Já teve a honra de ser, em 2008, declarado vencedor numa lista dos 100 mais belos carros de todos os tempos. Em 2004 ficou no topo da lista dos Carros Desportivos da década de '60.
Reza a lenda que Enzo Ferrari quando viu o E-Type disse apenas:



"The most beautiful car ever made"
(o mais belo carro alguma vez feito)

Coincidência, ou não, no ano seguinte (1962) surge o 250 GTO da Ferrari, e convido-vos a ver umas fotos comparativas:


Jaguar E-Type 1961
Ferrari 250 GTO 1962


Não estou a acusar ninguém. Apenas a constatar.
São dois belos carros, e dois dos meus favoritos.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Siku 1:55 - Bugatti Veyron EB 16.4



Escala: 1:55
Fabricante: Siku
Modelo: Bugatti Veyron EB 16.4
Número: 1305
Ano: 2008
Categoria: SikuSuper

Para quem habita por Lisboa e arredores, a loja Poly no Dolce Vita Tejo, veio tornar mais fácil a aquisição de carrinhos Siku.
Se alguém conhecer mais lojas sem ser na margem sul, deixem aí nos comentários por favor!

São miniaturas de alguma qualidade, tendo em conta a escala e o preço. Mas tanto são capazes de fazer jantes super detalhadas como coisas abomináveis.
Em escala são ligeiramente maiores que os Hot Wheels, sendo em 1:55.
Os pneus são de borracha, as portas abrem em quase todos os modelos e o peso também é relativamente maior. No geral, agrada-me bastante.

Esta miniatura é a de um Bugatti Veyron EB 16.4.
Dito Veyron é apenas e só o carro comercial mais rápido de todos os tempos. Se já foi destronado, corrijam-me.
A Bugatti, pertence ao grupo Volkswagen e o nome Veyron surge da homenagem ao piloto Pierre Veyron, vencedor das 24 Horas de Le Mans em 1939, ao volante de um Bugatti original.
Foram produzidas 200 unidades entre 2005 e 2008, entre diversas edições como Veyron, Veyron EB 16.4, Pur Sang, Hermes Edition, Sang Noir, Targa, Vincero e Bleu Centenaire.
Diz-se que o seu design foi inspirado no Bugatti Type 35

De motor é equipado por um 8.0L - 1001cv (porquê ter 1000cv, quando pode ter 1001 ?), velocidade máxima depende de quem o afirma mas anda sempre perto dos 408 km/h.
Se por acaso estiver a pensar investir num Bugatti Veyron verdadeiro há que ter em consideração que:

- Consome em cidade 40 litros
- Tem um consumo combinado de 24 litros
- A toda a velocidade são só 115 litros
- Tendo em conta que a capacidade do depósito são 100 litros, em 12 minutos a full speed estava o tanque vazio
- Os pneus esses, em 15 minutos de prego a fundo estão gastos, o que não é mau de todo visto que a gasolina acaba em 12, logo não tem de se preocupar com os pneus
- A primeira revisão tem um custo previsto de €15.000 (já se compra um Corsa jeitoso), sendo sempre a subir a partir da primeira
- Um jogo de 4 pneus (que devem ser mudados a cada 4000 Kms - se nunca se andar na velocidade máxima) é de cerca de €7000 e só podem ser mudados pela Bugatti


Se ainda assim estiver a pensar adquirir um Bugatti, faço-me desde já convidada para ir dar uma voltinha.

Hot Wheels 2008 - Austin-Healey




Escala: 1:64
Fabricante: Hot Wheels
Modelo: Austin-Healey
Número: 083
Ano: 2008
Categoria: Web Trading Cars

Este Austin-Healey, apesar de ser da edição de 2008, é um achado recente.

As minhas compras de Hot Wheels normalmente são feitas em conjunto com a minha irmã, e a tradição é muito simples: a Elsa vai tirando carros à toa e pergunta "e este?" ao qual eu na maior parte das vezes respondo "já tenho".

Estavamos nós numa dança harmoniosa de "este?" ... "já tenho" ... "este?" ... "já tenho", quando de repente, ela saca deste Austin-Healey lindíssimo com um "e este, tão bonito?" ... ainda não tinha.

Austin-Healey, de origem Britânica, nasceu da associação entre Leonard Lord da Austin (divisão da BMC - British Motor Corporation) e Donald Healey, famoso engenheiro e designer automóvel, em 1952.

Produziram automóveis até 1972, durante os 20 anos em que o acordo foi válido.


Foram produzidos 3 modelos ao longo dos 20 anos, e cada um desses 3 modelos teve as suas muitas versões e séries.


Pelas fotos, creio que esta miniatura se trata de um Austin-Healey 100.

Assim sendo, produzido algures entre 1953 e 1959.

Os outros eram Austin-Healey 3000 (59-67) e Austin-Healey Sprite (58-71).

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Hot Wheels 2010 - '67 Shelby GT500








Escala: 1:64
Fabricante: Hot Wheels
Modelo: '67 Shelby GT500
Número: 001
Ano: 2010
Categoria: HW Premiere

Aproveitando o post sobre o Shelby GT500 de 2007 aqui ... mostro a versão de '67.

Imortalizado como Eleanor, no filme Gone in 60 Seconds (a sequela, não o original).

Fica aqui também uma das primeiras miniaturas da linha de 2010 da Hot Wheels. Elas já andam por aí.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Hot Wheels 2007 - '64 Ford Galaxie 500XL






Escala: 1:64
Fabricante: Hot Wheels
Modelo: '64 Ford Galaxie 500XL
Número: 018
Ano: 2007
Categoria: New Models

Esta miniatura encontrei-a com duas pinturas diferentes, mas isso já não é de estranhar. Nesta não se vê muito bem, mas no interior da risca branca, tem uma risca azul muito clara. A outra versão que tenho é em tudo igual, excepto na risca azul que é escura e vê-se perfeitamente no interior da branca.

Quanto ao Ford Galaxie 500XL, foi uma 'banheira' fabricada pela Ford entre 1959 e 1974. O nome Galaxie era usado para todos os banheirões da Ford entre 1959 e 1961, a partir daí passou a usar a designação 500, 500XL para indicar series mais altas.

O objectivo do Galaxie era "lutar" nas vendas com o Impala da Chevrolet, e se a maior parte eram apenas sedans de familia, também os havia de alta performance de maneira a entrar no mercado dos muscle.

Na Europa comercializa-se a carrinha Ford Galaxy, que foi buscar o nome a este Galaxie.
Esta miniatura é de 1964 e já pertence a uma 2ª geração do modelo.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Hot Wheels 2008 - '07 Shelby GT500









Escala: 1:64
Fabricante: Hot Wheels
Modelo: '07 Shelby GT500
Número: 001
Ano: 2008
Categoria: New Models



O Shelby GT500 (Shelby Mustang) é uma variante de alta performance do Ford Mustang, só que no caso dos Shelby's, vêm especialmente modificados pela empresa Carroll Shelby, e comercializados com o nome de Shelby GT e o logotipo Shelby Cobra.

A primeira geração de Shelby GT surgiu em 1965 e prolongou-se até 1970. Em 2007, com a introduçao da 5ª Geração de Ford Mustang, a nomenclatura Shelby foi reavivada e foi então criado este modelo, '07 Shelby GT500.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Hot Wheels 2008 - Ford GT40







Escala: 1:64
Fabricante: Hot Wheels
Modelo: Ford GT40
Número: 095
Ano: 2008
Categoria: Web Trading Cars

O Ford GT40 foi um carro desportivo de alta performance, construído para vencer corridas de longa distância e principalmente bater a Ferrari com estilo.
Acabou por ganhar as 24 Horas de Le Mans 4 vezes seguidas de 1966 a 1969 (corrida que a Ferrari havera ganho 6 vezes seguidas entre 1960 e 1965). Le Mans na década de 60, teve o prazer de ser dividida entre Ferrari e Ford.



O nome GT vem de Grand Touring, e o 40 representa a sua altura em polegadas (o que equivale a 1.02 metros), tal como era obrigado pelas regras. Vinha equipado com motor V8 de 4.7L e 7L, ao passo que os Ferraris usavam V12 de 3.0L e 4.0L.



Carros anteriores a este, eram simplesmente apelidados de Ford GT. O nome Ford GT40 foi o nome dado no inicio, pela Ford, ao projecto que consistia em preparar carros para disputar corridas internacionais de endurance. Com o tempo o código GT40 começou a ser aplicado aos protótipos e o resultado final ficou GT40.


O Ford GT contemporâneo, é uma homenagem ao GT40.

Hot Wheels 2009 - '09 Corvette ZR1







Escala: 1:64
Fabricante: Hot Wheels
Modelo: Corvette ZR1
Número: 135
Ano: 2009
Categoria: Faster Than Ever

Em relação ao Corvette ZR1, já aqui tinha feito uma análise comparativa entre modelos Hot Wheels e Matchbox.

Na altura ainda não tinha este modelo, mas aqui fica a versão de 2009. Bem bonito.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Hot Wheels 2009 - Scorchin' Scooter



Escala: 1/64
Fabricante: Hot Wheels
Modelo: Scorchin' Scooter
Número: 105
Ano: 2009
Categoria: HW Designs

A Scorchin' Scooter é especial porquê?

Porque foi a primeira mota a alguma vez ser lançada na mainline Hot Wheels, em 1997.

Hot Wheels 2009 - La Fasta








Escala: 1/64
Fabricante: Hot Wheels
Modelo: La Fasta
Número: 024
Ano: 2009
Categoria: HW Premiere

Para quem diz que não compra "modelos inventados" já começam a ser muitos, mas a vida tem destas coisas.
O La Fasta diz que é inspirado nos "exóticos europeus". Tem ares de Lamborghini talvez.
É uma estreia na linha hot wheels e o seu design angular conquistou-me.


UPDATE:
Agradeço ao Mystic Horseman a informação dada, que deixo aqui:

"La Fasta é um dos nomes que recebeu o esportivo chamado "Pantera" produzido por uma pequena montadora chamada "De Tomaso".

Esta não sabia, por isso aprecio tanto os comentários de coleccionadores e visitantes!
Obrigada

Hot Wheels 2009 - Ferrari 512M







Escala: 1/64
Fabricante: Hot Wheels
Modelo: Ferrari 512 M
Número: 095
Ano: 2009
Categoria: HW Special Features

O Ferrari 512M faz parte da série de Ferrari P (prototypes) que a Ferrari foi fabricando nos anos 70, género laboratório, até chegar à fórmula ideal.

O carro de corridas que surgiu foi o Ferrari 512 S, dos quais foram fabricadas 25 unidades, que foram usados para disputar diversas provas. Como a Ferrari não conseguiu correr/vender as 25 unidades, a 23ª foi oferecida a Pininfarina para que lhe desse uma função, daí resultou o concept Ferrari Modulo.

O Ferrari 521 M (modificata) é uma versão do 512 S, modificada para se parecer mais com o seu principal adversario, o porsche 917.

A categoria da miniatura é HW Special Features pois toda a parte traseira levanta para revelar o motor (a azul não se aguenta sozinha :))

Hot Wheels 2009 - Mustang Mach 1







Escala: 1/64
Fabricante: Hot Wheels
Modelo: Mustang Mach 1
Número: 144
Ano: 2009
Categoria: Rebel Rides



Costumo evitar estas miniaturas cheias de flames, mas era um Mustang Mach 1, teve de ser.
O Ford Mustang surgiu em 1964 e foi apresentado como o "pony car" da Ford, para atrair a malta mais jovem e competir com a GM (Camaro e Firebird).
O Mustang Mach 1, foi a versão desportiva do Ford Mustang, que começou a ser produzido em 1969. A primeira produção de Mach 1 terminou em 1979 (voltou depois de 2003 a 2004, já com outra plataforma).
O nome "Mach 1" já tinha sido usado pela Ford em 1959 aquando da apresentação do Concept Ford Levacar Mach 1. Um concept de um carro que era suposto levitar e deslocar-se assim a alguns centimentros do chão, propulsionado a ar.
Este Mach 1 encontrava-se assim uns degraus acima do Mustang GT e um bocadinho abaixo do Boss 302 e 429 (mais dirigidos para as pistas), como acabou por ultrapassar definitivamente o Mustang GT nas vendas, o GT foi cancelado e o Mach 1 assumiu o papel do carro de estrada mais potente e acessível da Ford.

Hot Wheels 2009 - Tri & Stop Me





Escala: 1/64 (+/-)
Fabricante: Hot Wheels
Modelo: Tri & Stop Me
Número: 022
Ano: 2009
Categoria: HW Premiere


Este modelo não é verdadeiramente à escala 1:64, mas nem todos são por isso não há problema.
A Tri & Stop Me é um daqueles modelos inventados, que me agradou. Também me agrada o facto de ser modelo novo na linha.
Diz que a parte-cinza-tipo-para-brisas se desmonta, mas ainda não experimentei.

Hot Wheels 2009 - OCC Splitback








Escala: 1/64
Fabricante: Hot Wheels
Modelo: OCC Splitback
Número: 009
Ano: 2009
Categoria: HW Premiere

Quem não gosta de ver os antigos Orange County Choppers, actuais American Choppers no Discovery Channel?
Esta miniatura é baseada numa chopper real feita por esses senhores, e teve a sua estreia este ano (2009) na linha hot wheels.
OCC vem de Orange County Choppers, Splitback é o nome do modelo.
Por parvoice, deixei escapar a azul - por pensar que já tinha. Afinal não tinha. Oferecem-se recompensas!

Hot Wheels 2009 - '70 Chevrolet Chevelle SS Wagon







Escala: 1/64
Fabricante: Hot Wheels
Modelo: '70 Chevrolet Chevelle SS Wagon
Número: 019
Ano: 2009
Categoria: HW Premiere

O Chevrolet Chevelle enquanto modelo base surgiu em 1964 e foi fabricado até 1977, sendo um dos carros de maior sucesso da GM.
Conseguiu preencher várias ofertas deste o mais confortável familiar ao mais potente desportivo.
O Chevelle SS conheceu o seu sucesso em 1966 quando a GM apostou no mercado dos muscle cars.
A Chevelle SS Wagon esteve sempre dísponivel na versão 4 portas (esta da miniatura), a de 2 portas só entre 1964 e '65.
Ao longo deste período de vida foram oferecidas cerca de 12 motorizações.
Falar do Chevrolet Chevelle é das coisas mais complicadas, devido às inumeras variações que conheceu. Assim sendo limito-me às fotos e a um ou outro apontamento.
Por cá, faz-me lembrar a sempre fofa Peugeot 505.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Hot Wheels 2009 - Canyon Carver





Escala: 1:64
Fabricante: Hot Wheels
Modelo: Canyon Carver
Número: 154
Ano: 2009
Categoria: Dream Garage


A versão de 2009 da Canyon Carver, em preto e vermelho.

Hot Wheels 2008 - Canyon Carver



Escala: 1:64
Fabricante: Hot Wheels
Modelo: Canyon Carver

Número: 010
Ano: 2008
Categoria: New Models


Este é um design original Hot Wheels (os tais que não costumo comprar, só às vezes), mas como gosto das motas, usurpei. Esta é a versão de 2008 que foi quando surgiu o modelo na linha. A seguir mostro as de 2009, em quase tudo iguais, diferem na cor.

Hot Wheels 2007 - Wastelander







Escala: 1:64
Fabricante: Hot Wheels
Modelo: Wastelander
Número: 011
Ano: 2007

Categoria: New Models

Esta miniatura é baseada numa mota de cross genérica. Veio ao mundo em 2007 com o nome Wastelander, mas por motivos de copyright, em 2008 ficou conhecida como HW450F. Lindo nome.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Hot Wheels 2009 - '69 Mercury Cougar Eliminator







Escala: 1:64
Fabricante: Hot Wheels
Modelo: '69 Mercury Cougar Eliminator
Número: 008
Ano: 2009
Categoria: HW Premiere

Em 1969 a Mercury eleva a fasquia no mercado dos muscle cars, com este Cougar Eliminator.

O modelo base, surge em 1967.

O Mercury Cougar foi desenvolvido sobretudo para Nascar. O Cougar Eliminator vai servir para combater a concorrência na base do musculo.

Este estava disponivel em azul, laranja e amarelo. Desta vez a Mattel acertou.

The 1969 Mercury Cougar Eliminator was true American muscle.

Hot Wheels 2009 - '70 Buick GSX







Escala: 1:64
Fabricante: Hot Wheels
Modelo: '70 Buick GSX
Número: 007
Ano: 2009
Série: HW Premiere

O Buick Grand Sport (GS) era uma pack de alta-performance disponivel com alguns Buick, e surge no ano de 1965.

O GSX ou GSX stage 1, surge em 1970 com o Buick GS 445. A série de 1970 vinha disponível em apenas duas cores, amarelo e branco. Sendo esta miniatura o modelo de '70, teria sido engraçado se a Mattel tivesse seguido essa lógica.

O GSX, distinguia-se a nível estético pelas longas faixas laterais, capot também pintado a duas faixas negras e um conta-rotações instalado no capot (aquele alto no exterior, de frente para o condutor), um detalhe que não agradava nada aos engenheiros da Buick pois tinha sido retirado directamente da Pontiac.

Few classic muscle cars looked wilder, and none had more torque, than the thrilling 1970 Buick GSX.

sábado, 5 de setembro de 2009

Hot Wheels 2008 - '68 Plymouth Hemi Cuda



Escala: 1:64
Fabricante: Hot Wheels
Modelo: '68 Plymouth Hemi Cuda
Número: 134
Ano: 2008
Categorias: Muscle Mania

Esta é a minha cor favorita de todas as miniaturas que tenho, nunca vi um tom assim, e as fotos não lhe fazem justiça.
Não sei se lhe chame castanho, laranja, vermelho, ocre brilhante com toques de barro ou a sempre famosa Ferrugem (era só eu que quando jogava ao STOP, e a letra era F, metia ferrugem na secção "cores"?)
Aceito sugestões.

Plymouth Barracuda (aka Cuda) é um modelo Plymouth, sob alçada da Chrysler, fabricado de 1964 a 1974.
O Plymouth Hemi Cuda é uma variante de 1968 e já pertence à segunda geração de Cuda's.
A nomenclatura Hemi mais uma vez refere-se a uma versão do motor, 7.0L preparado para Super Stock drag racing.
Para além do motor, vinha preparado pela Hurst Performance e incluia algumas peças mais leves para diminuir o peso, elementos em fibra de vidro, uma grande entrada de ar no capot e vinha desprovido de bancos traseiros (e bancos da frente mais leves).
Incluído vinha também um autocolante que o proibia de circular na via pública.
De qualquer maneira, um carro destes stock é raro e bastante valioso.

Hot Wheels 2009 - Custom '53 Chevy



Escala: 1:64
Fabricante: Hot Wheels
Modelo: Custom '53 Chevy
Número: 049
Ano: 2009
Categoria: T-Hunt e T-Hunt$

Este Custom '53 Chevy, é uma versão personalizada do Chevrolet de 1953.
A GM oferecia 17 versões diferentes deste modelo! Entre coupes, convertiveis, 2 portas, 4 portas, sedans ... o que vier à rede.
Foram vendidos no total cerca de 1 milhão e meio de Chevy 53.
Nesse ano, vendia-se com este slogan:
If its beauty you want take a look at the long, low, smoothly rounded lines of the 1953 Chevrolet!
De notar que para a altura foi um design que rompeu com o ultimo modelo da Chevrolet em 1949, e introduziu as famosas grelhas cromadas que tanto entusiasmam o público americano. Quem diz grelhas diz frisos, farois, parachoques, rebordos. Um sem fim de chrome.

Quanto às miniaturas, mais uma vez servem para comparar o T-Hunt ao $uper T-Hunt.
Synk, obrigada pelo comentário! A minha ideia era que fossem apenas 12 T-Hunts, que tivessem a tiragem do normal e a qualidade do super. Apenas 12 bons T-Hunts. Mas é utópico.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Hot Wheels 2009 - Dodge Coronet Super Bee







Escala: 1:64
Fabricante: Hot Wheels
Modelo: Dodge Coronet Super Bee
Número: 083
Ano: 2009
Categoria: Muscle Cars

Sobre o Dodge Coronet Super Bee já aqui falei, em relação ao modelo Hot Wheels de 2008.
Esta é a versão de 2009.

Hot Wheels 2009 - Oldsmobile 442












Escala: 1:64
Fabricante: Hot Wheels
Modelo: Oldsmobile 442
Número: 082
Ano: 2009
Categoria: Muscle Cars

O Oldsmobile 442 (lê-se quatro-quatro-dois) foi um dos muscle cars da GM.
Introduzido primeiro como uma pack de opção para o F-85 e o Cutlass em 1964.

Tornou-se num modelo independente de 1968 a 1971. A meio dos anos 70 voltou a ser apenas um pack "desportivo".

O 442 foi a resposta da GM ao Pontiac Tempest GTO, que foi um sucesso em 1964. A génese para o nome 442 surge das caracteristicas do carro:


4: Four Barrel Carburetion
4: Four On the Floor
2: Dual Exhausts

ShareThis