Recent Posts

sábado, 16 de janeiro de 2010

Norev 1:43 - Citröen Saxo VTS 2000



Escala: 1:43
Fabricante: Norev
Modelo: Citröen Saxo VTS
Número: N/A
Ano: 2000
Categoria: N/A

Fazendo de conta que não se passaram 2 meses, 1 natal, 1 ano novo... cá estamos nós outra vez!
Aproveito para desejar felicidades a todos os leitores, excepto aquele que se lembrou de me insultar sem me conhecer de lado nenhum.

Após prolongada análise e muitas dúvidas sobre qual o carro a apresentar neste início de ano (com sugestão da menina Dos Santos, que escolhesse o carro onde gostasse de fazer "coisinhas boas" lá dentro), achei que este modelo seria o ideal.


1º É o carro onde gosto de fazer uma coisa muito boa ... conduzir!

2º É o meu carro =D (sem alterações nem azeiteirices)

O Saxo foi um modelo produzido entre 1996 e 2003 pela francesa Citröen.
Devido ao caso amoroso que une a Citröen e a Peugeot há largos anos, tendo como lovechild a PSA, é um carro que partilha muitos componentes com o Peugeot 106 (que foi ele também, um desenvolvimento do Citröen AX - antecessor do Saxo). O Saxo viria a ser substituido em 2003 pelo, não menos engraçado, C2.

A miniatura em questão, é de um Saxo VTS, conhecido em Portugal como Saxo Cup. Nome que dá um arrepio na espinha a qualquer bom cidadão, devido à sua má fama e associação a comportamentos menos próprios na estrada.

Se lá fora temos os VTR (1.4L) e VTS (1.6L) por cá a designação é VTS (1.4L) e Cup (1.6L). São exactamente os mesmos modelos, mas devido a questões de marketing (devido à realização, na altura, do troféu Saxo Cup) a Citröen Portugal optou por mudar o nome do VTS e colocar-lhe uma pequena etiqueta vermelha nos frisos laterais a dizer Cup, estratégia que se revelou até hoje das mais inteligentes por parte da Citröen. O Saxo Cup foi um sucesso comercial, devido à sua boa relação preço/performance, com os seus motores 1.6L 120cv e um peso a rondar os 965kg.

Pela primeira vez, posso falar sobre um carro com conhecimento de causa. É sem dúvida, de todos os que conduzi até hoje, o mais divertido de todos, e dificilmente se voltarão a fazer carros destes. Ainda tentaram um C2 Cup, mas mesmo com os 5 cavalos extra, não anda o que o Saxo anda e não transmite o que o Saxo transmite. Único.

Heil Heil Pocket Rockets!

6 comentários:

JB disse...

Belissima miniatura.

A Norev tem miniaturas de grande qualidade.

JB

Isobel disse...

Ai, ai, que tendenciosa :D

LOBO disse...

É, realmente o Saxo não se livra da fama de ter sido um dos alvos preferidos dos 'Tunners'. Creio que o unico veiculo semelhante a este que experimentei foi o Ax Sport. Lembro-me que tinha demasiada potencia, provocava alguns sustos.

Quanto à miniatura, está óptima! O texto, é da qualidade que a Marta já nos habituou.
(só que desta vez ligieramente apimentado, eh,eh)

Unknown disse...

Gostei de ler.
No entanto, em relação à miniatura, trata-se do Mk2 mas com as jantes do Mk1, o que não deixa de ser curioso :)

ps. Espero daqui a pouco tempo comprar um Saxo Cup, mas de origem e bem estimado (e para continuar!).

Unknown disse...

Olá. Peço desculpa. Tem interesse em vender esta miniatura?

Anónimo disse...

Boa tarde,onde compro uma miniatura de citroen Saxo de cor prateada?

Enviar um comentário

ShareThis