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quinta-feira, 18 de março de 2010

MotorClássico

Salão Internacional de Automóveis e Motociclos Clássicos

6ª Edição

19, 20 e 21 de Março

FIL - Lisboa

Prós: Clássicos europeus, Clássicos Americanos, Veiculos Militares da II Guerra, Jeep e Motociclos...E claro está, a secção dedicada às miniaturas.

Contras: 8 euros

sexta-feira, 12 de março de 2010

Siku 1:55 - Citroën Traction Avant



Escala: 1:55
Fabricante: Siku
Modelo: Citroën Traction Avant
Número: 1471
Ano: 2008
Categoria: SikuSuper Classic Cars

Aviso: postagem muito tendenciosa

Para mim, a história da Citroën começa aqui...quando em 1934 surge este modelo, que pela sua importância até hoje, acabou por se tornar uma referência incontornável não só da marca como do mundo automóvel.
Apesar de ter surgido como sucessor do Citroën Rosalie (que por si só, era também sucessor do C4 e C6 - 1928 e 1929).

Como o próprio nome indica Traction Avant, significa tracção dianteira, e apesar de não ter sido o primeiro com esta caracteristica (talvez o terceiro) foi o primeiro a aliar esta caracteristica a um novo sistema de construção da carroçaria, que aqui se torna uma peça de metal única autoportante, quando regra geral se construia primeiro uma estrutura interna mais resistente onde se acoplavam as diferentes partes do automóvel, partes essas não estruturais que aqui o passam a ser, o que se traduz num veiculo mais leve . É o método de construção ainda usado hoje em dia.

Foram produzidas cerca de 760mil unidades entre 1934 e 1957, onde viria a ser substituido pelo não menos famoso Citroën DS. Mas não foi só com o DS que vieram as novidades. Também o TA as implementou nas suspensões dianteiras com o uso de molas independentes e barra de torção.

Como curiosidade o facto de ter sido o carro escolhido por Hergé, para ser conduzido pelos vilões nas histórias do Timtim, devido ao facto de ser um carro muito utilizado pela máfia francesa da década de 40.
A Citroën não se acautela, faz carros com estilo...e depois andam sempre aí nas mãos dos criminosos, arre poças!

Engraçado também o facto de se em 1934 era considerado um carro diferente, arrojado e com estilo, no final da sua produção em 1957, já estava um pouco "fora de moda", e se comparado com o DS essa diferença é notável.

Deixo-vos com um presente do amigo TgA =D
(Tiago do Alvar)



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