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terça-feira, 5 de outubro de 2010

Um pequeno interregno

Há muito tempo que não publico por aqui qualquer miniatura.
Tenho algumas centenas em lista de espera e algumas ainda em sacos por abrir.
Acontece que, de momento, pondero na continuidade ou não desta colecção.
Na dedicação exclusiva a uma escala...ou no desfazer-me de miniaturas que não pertençam à escala escolhida. Ou desfazer-me de todas.
A altura é de dúvidas e as decisões são lentas, a modos que, para já, ficamos assim.
Agradeço a todos as visitas e comentários e espero que, se acaso decidir levar a coisa a avante, nos encontremos por aí.

Um abracinho,

a marta

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Hot Wheels 2010 - '69 Pontiac Firebird TA




Escala: 1:64
Fabricante: Hot Wheels
Modelo: '69 Pontiac Firebird TA
Número: 096
Ano: 2010
Categoria: Muscle Mania

O Firebird foi um modelo Pontiac, produzido entre 1967 e 2002, à altura uma divisão General Motors.
Como a GM tinha várias divisões e incluia motores seus em diversas marcas (que competiam entre si), este Firebird, que tinha ao inicio o objectivo de ser um 2 lugares desportivo - com base no concept Banshee - acabou por se tornar apenas um prémio de consolação para a Pontiac e ser inserido no mercado dos pony cars, para não competir directamente com o Chevrolet Corvette.



Não obstante, era um carro que nas suas versões 'base' variava entre os 215cv e os 325cv, não sendo assim tão má a consolação.

A designação TA, refere-se à versão Trans Am, um pack opcional que surgiu no modelo de '69, onde estavam disponíveis 3 motores (366cv, 370cv ou o mitico e raro 500cv) assim como algumas alterações a nível estético, de handling, suspensões, etc.

Foram fabricados 697 exemplares do TA de primeira geração.



Como curiosidade, o famoso Kitt de Michael Knight é um Pontiac Firebird Trans AM, de terceira geração ('82 a '92).

Quanto à miniatura, é das minhas favoritas da série deste ano.

domingo, 13 de junho de 2010

Schuco 1:87 - Jaguar E-Type








Escala: 1:87
Fabricante: Schuco
Modelo: Jaguar E-Type
Número:n/a
Ano: n/a
Categoria: n/a

Um comentário recente do Miguel Martins (olá e obrigada!) fez-me relembrar três coisinhas:

- o quanto gosto deste carro
- a inveja que tenho de nunca ter andado num
- e o facto de até há bem pouco tempo só ter uma miniatura do mesmo

Tenho agora duas, após encontrar este conjunto numa loja que descobri por acaso.

Consiste num pack com uma placa de metal que parece dar para aparafusar (não sei bem onde) e uma miniatura à escala 1:87, com pneus de borracha!
Para quem não está familiarizado, 1:87 dá mais ou menos 4 centímetros de comprimento. Bem pequeninos.

Sobre o carro em si, já por aqui escrevi...

sábado, 22 de maio de 2010

Cararama 1:43 - Porsche 356B

Escala: 1:43
Fabricante: Cararama
Modelo: Porsche 356B
Ano: n/a
Número: n/a
Categoria: n/a

Para terminar a apresentação dos únicos Porsches Clássicos que tenho, o 356B, que foi nada mais nada menos que o antecessor do 550, apresentado anteriormente.

Produzido entre 1948 e 1965, é considerado o primeiro carro a ser produzido pela Porsche. Mas a história não é assim tão simples.

A história do 356 mistura-se um pouco com a história da Volkswagen. Antes deste, já haviam produzido o Porsche 64, numa encomenda directa a Ferdinand Porsche, que derivava directamente do famoso Carocha apenas com algumas alterações, com o objectivo de participar numa corrida.

É directamente do 64 que surge o 356, pois foi pensado por Ferdinand Porsche e desenhado por Erwin Komenda, dois nomes de grande importância na história da Volkswagen, daí a obvia inspiração. O 356 vai até usar alguns componentes do Beetle, como o motor e a transmissão.

Foram fabricados diversos modelos durante os 27 anos de produção, o 356, o 356A, 356B e 356C, que foram definindo as diversas gerações e ganhando mais potência ao longo do tempo.

A miniatura apresentada é do 356B, a série mais popular do modelo, fabricado de 1959 a 1963.

O 356 foi a base para o desenho do famoso 911 e acabou por definir o caminho da Porsche, como a conhecemos hoje em dia.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Brumm 1:43 - Porsche 550 RS Spyder


Escala: 1:43
Fabricante: Brumm
Modelo: Porsche 550 RS Spyder
Número: n/a
Ano: n/a
Categoria: n/a

Aproveitando que estamos com a mão na massa, mais uma miniatura do mesmo modelo da anterior, um Porsche 550.
No geral não sou grande fã dos Porsche modernos, sei que é errado afirmá-lo mas parecem-me todos iguais. Já os clássicos, olé, é outra história...

Assim sendo este modelo é dos meus Porsches favoritos e acabei por adquirir duas miniaturas que, apesar de serem o mesmo carro, se distinguem em alguns pormenores.

Este Porsche 550 RS Spyder já se enquadra numa versão mais aperfeiçoada mecanica e esteticamente, para correr até na F1! Nos anos 50, claro está.

Embora a Porsche já participasse nestes eventos com o modelo anterior (o 356), o 550 foi o primeiro construído especificamente para se tornar um vencedor nas pistas, e assim foi.

Cararama 1:43 - Porsche 550A Spyder


Escala: 1:43
Fabricante: Cararama
Modelo: Porsche 550A Spyder
Número: n/a
Ano: 2009
Categoria: n/a

O Porsche 550 foi um carro desportivo produzido pela Porsche entre 1953-1956, com o objectivo de participar em eventos desportivos. Era tão baixo e 'colado ao chão' (como diz a minha mãe), que em 1954 o piloto Hans Herrmann passou com ele por baixo das cancelas fechadas de uma passagem ferroviária.

O modelo 550 ficou conhecido como o 'Giant Killer' e serviu de base para o surgimento, em 1956, do 550A, que era ainda mais leve e rigido, dando à Porsche a primeira vitória num importante evento desportivo, à altura, a Targa Florio de 1956.

Teve como sucessor o Porsche 718, que obteve ainda mais sucesso nas pistas.

Duas curiosidades:
O Porsche 550, de nome 'Little Bastard' tornou-se conhecido por ter sido o carro com o qual James Dean participava em alguns eventos desportivos e no qual viria a ter o seu acidente mortal em 1955.

É também um dos carros mais reproduzidos mundialmente a nível de réplicas, juntamente com o AC Cobra e o Lotus Seven. Várias empresas dedicam-se a criar réplicas exactas deste modelo, o que por um lado é bom mas por outro bastante mete-nojinho.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Hot Wheels 2010 - Stockar





Escala: 1:64
Fabricante: Hot Wheels
Modelo: Stockar
Número: 202
Ano: 2010
Categoria: Race World: Earth


Provavelmente o carro mais cool da colecção deste ano, o stockar surgiu na linha Hot Wheels em 2005. Já passou por várias pinturas translucidas, mas pela primeira vez é "transparente" crystal clear.

Isto porquê?
Porque pertence à categoria Race World: Earth...e o elemento que ele representa é o AR (daí dizer AIR na lateral), outros três modelos na mesma categoria representam Terra, Fogo e Água, também em tons translucidos de verde, vermelho e azul.
Catita.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Hot Wheels 2010 - DeLorean DMC-12






Escala: 1:64
Fabricante: Hot Wheels
Modelo: DeLorean DMC-12
Número: 016
Ano: 2010
Categoria: HW Premiere

DeLorean DMC-12 foi um desportivo produzido pela DeLorean Motor Company para o mercado Americano entre 1981-1982.

Simplesmente conhecido por DeLorean, foi o único modelo a ser produzido pela companhia. As três principais características deste modelo são as suas portas "asa de gaivota", a sua carroçaria em aço inoxidável não pintado e o facto de uma versão modificada do veículo ter sido usada no filme Back to the Future como a máquina do tempo.


Foram fabricadas cerca de 9000 unidades e acredita-se que 6500 ainda existam hoje em dia.


O primeiro protótipo surge em 1976 por William Collins, antigo engenheiro na Pontiac. Juntos Collins e DeLorean idealizaram algumas soluções inovadoras que baixariam os custos de produção do carro mas os testes revelaram-nos inadequados e o conceito original acabou por precisar de uma reformulação completa, tal tarefa foi entregue ao fundador e dono da Lotus, Colin Chapman, que acabou por substituir tudo o que não servia por soluções, à altura, empregues na Lotus, colocando o chassis deste carro lado a lado com o do Lotus Esprit.

O único elemento a não sofrer alterações foi o design da carroçaria.

Embora John DeLorean tenha pensado ao inicio num motor que produzisse à volta de 200cv, o DMC-12 acabou por ficar com um motor 2.8cc de 170cv. Como na altura as regras de emissão nos Estados Unidos obrigavam à inclusão de catalisadores, esses 170cv tiveram uma redução de cerca de 40cv...o que tornou o carro pouco apelativo para o mercado Americano.

No fundo ganhou a sua fama por ter sido escolhido como a máquina do tempo, pelo Dr. Emmett Brown na trilogia Back to the Future.

A razão dada por Brown foi:

"The way I see it, if you're gonna build a time machine into a car, why not do it with some style? "

quinta-feira, 18 de março de 2010

MotorClássico

Salão Internacional de Automóveis e Motociclos Clássicos

6ª Edição

19, 20 e 21 de Março

FIL - Lisboa

Prós: Clássicos europeus, Clássicos Americanos, Veiculos Militares da II Guerra, Jeep e Motociclos...E claro está, a secção dedicada às miniaturas.

Contras: 8 euros

sexta-feira, 12 de março de 2010

Siku 1:55 - Citroën Traction Avant



Escala: 1:55
Fabricante: Siku
Modelo: Citroën Traction Avant
Número: 1471
Ano: 2008
Categoria: SikuSuper Classic Cars

Aviso: postagem muito tendenciosa

Para mim, a história da Citroën começa aqui...quando em 1934 surge este modelo, que pela sua importância até hoje, acabou por se tornar uma referência incontornável não só da marca como do mundo automóvel.
Apesar de ter surgido como sucessor do Citroën Rosalie (que por si só, era também sucessor do C4 e C6 - 1928 e 1929).

Como o próprio nome indica Traction Avant, significa tracção dianteira, e apesar de não ter sido o primeiro com esta caracteristica (talvez o terceiro) foi o primeiro a aliar esta caracteristica a um novo sistema de construção da carroçaria, que aqui se torna uma peça de metal única autoportante, quando regra geral se construia primeiro uma estrutura interna mais resistente onde se acoplavam as diferentes partes do automóvel, partes essas não estruturais que aqui o passam a ser, o que se traduz num veiculo mais leve . É o método de construção ainda usado hoje em dia.

Foram produzidas cerca de 760mil unidades entre 1934 e 1957, onde viria a ser substituido pelo não menos famoso Citroën DS. Mas não foi só com o DS que vieram as novidades. Também o TA as implementou nas suspensões dianteiras com o uso de molas independentes e barra de torção.

Como curiosidade o facto de ter sido o carro escolhido por Hergé, para ser conduzido pelos vilões nas histórias do Timtim, devido ao facto de ser um carro muito utilizado pela máfia francesa da década de 40.
A Citroën não se acautela, faz carros com estilo...e depois andam sempre aí nas mãos dos criminosos, arre poças!

Engraçado também o facto de se em 1934 era considerado um carro diferente, arrojado e com estilo, no final da sua produção em 1957, já estava um pouco "fora de moda", e se comparado com o DS essa diferença é notável.

Deixo-vos com um presente do amigo TgA =D
(Tiago do Alvar)



quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Hot Wheels 2009 - Ferrari California





Escala: 1:64
Fabricante: Hot Wheels
Modelo: Ferrari California
Número: 038
Ano: 2009
Categoria: HW Premiere



O Ferrari California foi apresentado pela primeira vez em 2008 no Salão Automóvel de Paris, e é um dos Ferraris que se encontra ainda em produção. Um 2+2 com hard top, motor frontal V8 de 4.3L, vai reutilizar a designação California dada ao Ferrari 250 GT dos finais de 50.

Este modelo em particular apresenta uma série de novidades para a Ferrari. Vai ser o primeiro motor frontal V8. O primeiro com uma caixa de 7 velocidades. O primeiro com capota de metal dobrável. O primeiro com suspensão traseira multi-link e ainda o primeiro motor a gasolina de injecção directa.

Segundo as más linguas, este projecto começou como um novo concept para a Maserati, só que para que se tivesse o retorno desejado em relação ao investimento feito, era necessário o "logotipo Ferrari" de modo a espevitar o interesse da classe rica.
Ao que parece funcionou, pois estava planeada a produção de 5000 Californias para os 2 primeiros anos de produção (2008-2010) no entanto o modelo já está esgotado até 2012.

Como curiosidade, é o Ferrari mais aerodinâmico alguma vez feito, com mais de 1000 horas de testes em tunel de vento. Atinge uma velocidade máxima de 310 km/h e vai dos 0 aos 100 em 4 segundos (só menos 4 ou 5 que o saxo...).

Hot Wheels 2009 - '66 Ford Fairlane GT





Escala: 1:64
Fabricante: Hot Wheels
Modelo: '66 Ford Fairlane GT
Número: 031
Ano: 2009
Categoria: HW Premiere



O Fairlane foi um modelo fabricado pela Ford, nos Estados Unidos, entre 1955 e 1969, sendo comercializado até 1971.
Dividindo-se em 3 gerações, o modelo de 66 pertence à 2ª geração (1966-1967).

A designação Fairlane vai ser directamente retirada do nome de uma propriedade que Henry Ford tinha - Fair Lane Estate - perto do Michigan.

A versão GT foi introduzida em 66, comportando um motor de 6.4L V8 como opção standard.


Como curiosidade, teve uma aparição no Thunderball de 65, do James Bond e também no Die Another Day em 2002.

Não sei que mais dizer sobre este carro, a não ser que foi o antecessor do Ford Torino ... e que até é bonitinho.

sábado, 23 de janeiro de 2010

Hot Wheels 2009 - '70 Plymouth AAR Cuda









Escala: 1:64
Fabricante: Hot Wheels
Modelo: '70 Plymouth AAR Cuda
Número: 029
Ano: 2009
Categoria: HW Premiere

Plymouth AAR Cuda, de nome oficial Plymouth Barracuda, vai-se inserir na categoria de Pony Car da Chrysler.
Com inicio de produção em 1964, esta versão de '70 vai ser a 3ª geração do modelo.



A designação AAR - All American Racer - refere-se às versões alteradas de fábrica para correr a Trans-Am Series. Sendo que o melhor que conseguiu foi um segundo lugar.

Este Plymouth AAR Cuda é então a versão street legal do carro de corrida, com um motor de 5.6L.
Não foi um carro que tenha tido grande sucesso comercial, e teve o azar de nascer numa altura em que começaram a apertar os controlos de emissão de gases, a crise dos combustiveis bateu à porta e começaram a cobrar-se valores absurdos de impostos relativos à potencia. A sua produção viria a terminar em 1974.

Por esse motivo, é hoje em dia bastante cobiçado por coleccionadores e torna-se complicado arranjar um em boas condições.
Na primeira foto, uma versão que encontrei sem a risca lateral. Porque as falhas também são bonitas.

Hot Wheels 2010 - Canyon Carver





Escala: 1:64
Fabricante: Hot Wheels
Modelo: Canyon Carver
Número: 153
Ano: 2010
Categoria: HW Racing

Mais uma Canyon Carver, desta vez o modelo de 2010. Vermelho e Branco, à Benfica!

sábado, 16 de janeiro de 2010

Norev 1:43 - Citröen Saxo VTS 2000



Escala: 1:43
Fabricante: Norev
Modelo: Citröen Saxo VTS
Número: N/A
Ano: 2000
Categoria: N/A

Fazendo de conta que não se passaram 2 meses, 1 natal, 1 ano novo... cá estamos nós outra vez!
Aproveito para desejar felicidades a todos os leitores, excepto aquele que se lembrou de me insultar sem me conhecer de lado nenhum.

Após prolongada análise e muitas dúvidas sobre qual o carro a apresentar neste início de ano (com sugestão da menina Dos Santos, que escolhesse o carro onde gostasse de fazer "coisinhas boas" lá dentro), achei que este modelo seria o ideal.


1º É o carro onde gosto de fazer uma coisa muito boa ... conduzir!

2º É o meu carro =D (sem alterações nem azeiteirices)

O Saxo foi um modelo produzido entre 1996 e 2003 pela francesa Citröen.
Devido ao caso amoroso que une a Citröen e a Peugeot há largos anos, tendo como lovechild a PSA, é um carro que partilha muitos componentes com o Peugeot 106 (que foi ele também, um desenvolvimento do Citröen AX - antecessor do Saxo). O Saxo viria a ser substituido em 2003 pelo, não menos engraçado, C2.

A miniatura em questão, é de um Saxo VTS, conhecido em Portugal como Saxo Cup. Nome que dá um arrepio na espinha a qualquer bom cidadão, devido à sua má fama e associação a comportamentos menos próprios na estrada.

Se lá fora temos os VTR (1.4L) e VTS (1.6L) por cá a designação é VTS (1.4L) e Cup (1.6L). São exactamente os mesmos modelos, mas devido a questões de marketing (devido à realização, na altura, do troféu Saxo Cup) a Citröen Portugal optou por mudar o nome do VTS e colocar-lhe uma pequena etiqueta vermelha nos frisos laterais a dizer Cup, estratégia que se revelou até hoje das mais inteligentes por parte da Citröen. O Saxo Cup foi um sucesso comercial, devido à sua boa relação preço/performance, com os seus motores 1.6L 120cv e um peso a rondar os 965kg.

Pela primeira vez, posso falar sobre um carro com conhecimento de causa. É sem dúvida, de todos os que conduzi até hoje, o mais divertido de todos, e dificilmente se voltarão a fazer carros destes. Ainda tentaram um C2 Cup, mas mesmo com os 5 cavalos extra, não anda o que o Saxo anda e não transmite o que o Saxo transmite. Único.

Heil Heil Pocket Rockets!

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