Recent Posts

terça-feira, 26 de março de 2013

Hot Wheels 2008 - Airy 8


Escala: 1:64
Fabricante: Hot Wheels
Modelo: Airy 8
Número: 150 (int.)
Ano: 2008
Categoria: 2008 Team: Custom Bikes

Há pouco tempo fiz um balanço do meu percurso enquanto coleccionadora neste últimos 5 anos em que me dediquei de forma séria ao assunto. É interessante perceber como as coisas mudam e se adaptam. E coleccionar é isso mesmo. Não é preciso ter um tema ou uma escala desde o inicio, é preciso é gostar do que se tem. A minha colecção começou com os 'grandões' 1:18 e 1:24, passou para os 'médios' 1:43 e neste momento atravessa a fase 'pequeninos' 1:64. 

Era só Ferrari, só Ferrari e Citroen, só Ferrari e Citroen e Lamborghini...etc etc etc.
Há pouco tempo jurava que nunca iria comprar os carros "inventados" da hot wheels, muito infantis, cores berrantes, sem graça nenhuma. Para mim, só modelos a sério!

Pois bem, dou por mim cada vez mais interessada nesses modelos (ou talvez a hot wheels esteja a fazer modelos 'inventados' cada vez melhores!). Em cada ano das colecções hot wheels, os poucos 'inventados' que adquiria eram as motas. Esta conversa toda para apresentar a Airy 8, um modelo inventado pela hot wheels.

Originalmente desenhada para ser um dos veículos Metal Maniacs (Jaw Jammer) da série Acceleracers, contudo, o desenho não foi usado para esse fim, mas como era tão cool foi inserida na série básica da Hot Wheels.

Penso que em 2008 só saiu nesta cor com rodas MC5 (Moto 5-Spoke). Saiu pela primeira vez na colecção em 2005.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Hot Wheels 2008 - Buick Grand National


Escala: 1:64
Fabricante: Hot Wheels
Modelo: Buick Grand National
Número: 153 (int.)
Ano: 2008
Categoria: 2008 Team: Engine Revealer

Este Buick Grand National pertence à 2ª geração de Buick Regal (nome verdadeiro do modelo), desenvolvido pela General Motors desde 1974 até aos dias de hoje (com uma pausa entre 2004-2011).

Deu-se o nome de Grand National ao pack aplicado a uma versão especifica do Regal de 1982, que iria participar na NASCAR Winston Cup Grand National Series. Estavam inicialmente previstas 100 unidades, mas acabaram por ser 215.

Devido ao sucesso da Buick na Manufacturers Cup em 1981 e 1982, este pack Grand National surge com o intuito de capitalizar esse sucesso, sob o lema "What wins on Sunday, sells on Monday".*

Sobre a miniatura, insere-se numa categoria de 2008 que eram os Engine Revealers, miniaturas onde era possível espreitar o motor devido às peças 'soltas'. Apresenta-se em dourado com rodas OH5.

*o que vence ao domingo, vende à segunda(-feira).

sexta-feira, 15 de março de 2013

Hot Wheels 2008 - Audi R8



Escala: 1:64
Fabricante: Hot Wheels
Modelo: Audi R8
Número: 003 (int.)
Ano: 2008
Categoria: HW Premiere (New Models)

O Audi R8 (Typ 42) é um modelo desportivo de 2 lugares e motor traseiro, apresentado pela alemã Audi em 2006. 
Foi desenhado, desenvolvido e produzido em exclusivo pela subsidiaria privada de alta performance da Audi, a quattro GmbH*, e tem como base a plataforma do Lamborghini Gallardo

O nome do modelo - R8 - deriva directamente do R8 race car e foi baseado no Audi Le Mans quattro concept car, apresentado em 2003. Partilha também o nome com o R8 Le Mans Prototype (LMP) vencedor das 24 Horas de Le Mans. É um nome que, aparentemente, agrada à Audi.

Entre modelos de corridas, modelos de estrada, concept cars, descapotáveis e edições limitadas, existem nada mais nada menos que...20 variantes deste modelo! Não vou citá-los todos, mas posso dar uma pista, todos começam por R8.

Sobre a miniatura, existe em preto e cinza com rodas OH5 (Open Hole 5-Spoke).

*a título de curiosidade, sobre o nome da companhia quattro GmbH, que soa bastante misterioso, tem muito pouco mistério. quattro é uma homenagem directa ao modelo Audi quattro, daí o nome da companhia escrever-se com letra pequena. O GmbH é apenas alemão para Gesellschaft mit beschränkter Haftung, que no fundo designa o carácter privado da empresa e é prática comum na Alemanha. A própria Audi é Audi AG, sendo o AG de Aktiengessellshaft, a corporação que detém uma GmbH.

Hot Wheels 2008 - Ferrari FXX






Escala: 1:64
Fabricante: Hot Wheels
Modelo: Ferrari FXX
Número: 033 (int.)
Ano: 2008
Categoria: HW Premiere (New Models)

Uma história peculiar, é esta do Ferrari FXX.
Os seus donos, apesar de terem despendido a módica quantia de $1.8 milhões de dólares (€1.500.000) nunca o puderam ter na garagem. Eis o porquê:

O FXX é uma versão de corrida do Ferrari Enzo e ao mesmo tempo um protótipo, produzido pela italiana Ferrari entre 2005 e 2007, na quantia muito limitada de 30 unidades.

O FXX trata-se, no fundo, de um programa de desenvolvimento da marca, que incorpora diversas tecnologias do modelo Enzo, entre outras introduzidas pela Ferrari e fabricantes de componentes. Quem o comprou, tem direito a testá-lo em dias especiais de track days definidos pela Ferrari e pode, no final da corrida, ser informado sobre a performance do respectivo carro. 
Equipado com pneus slick desenvolvidos especialmente para o FXX, compreende ainda um avançado sistema de data e telemetria que permite aos condutores melhorar a performance, ao mesmo tempo que fornece aos técnicos da Ferrari informações importantes para melhorar futuros Ferraris de estrada. 

Estava prevista a produção de 29 unidades, mas acabaram por ser 30, ao ser adicionada uma edição especial que foi oferecida a Michael Schumacher, quando se retirou da F1.

Se houver uma escala de coolness para donos de Ferrari, o dono de um FXX é, sem dúvida, o mais excêntrico de todos. Não só gastam uma fortuna num carro que nunca será deles, como ainda participam em programas de teste e desenvolvimento e têm acesso à mais recente tecnologia e a ver a sua opinião tida em conta no desenvolvimento de futuros modelos. Assim sim, vale a pena.

Sobre a miniatura, existe em vermelho, preto e amarelo. Infelizmente falta-me a vermelha. Saiu pela primeira vez em 2008, com rodas PR5 (Phil Riehlman 5-Spoke).

quarta-feira, 13 de março de 2013

Hot Wheels 2008 - '65 Ford Mustang Fastback








Escala: 1:64
Fabricante: Hot Wheels
Modelo: '65 Ford Mustang Fastback
Número: 027 (int.)
Ano: 2008
Categoria: HW Premiere (New Models)

É difícil falar da versão Fastback em especifico, sem falar do Ford Mustang em si. 
O modelo Mustang foi introduzido pela Ford em 1964 e tornou-se imediatamente no mais bem sucedido lançamento da marca, logo a seguir ao Ford Model A (1928-31). Encontra-se, neste momento, na sua 5ª geração, e a nossa miniatura representa a primeira geração de Mustangs de 1965.

É com este modelo que se dá inicio à era "pony car" nos Estados Unidos, coupés desportivos, com longas frentes e traseira curta. O projecto original previa apenas 2 lugares, mas o fraco sucesso do Thunderbird de 2 lugares de 1955, levou a que fosse criado um banco traseiro - Fastback 2+2 - encurtando o espaço da bagageira.

Para conseguir um preço de venda aceitável, muitos componentes do Mustang vão derivar directamente de alguns do Ford Falcon e do Fairlane. Para termos uma ideia do sucesso deste modelo, as previsões iniciais de venda apontavam para 100 000 unidades no 1º ano. Este número foi batido em 3 meses. Venderam-se 318 000 no 1º ano e ao fim de 8 meses de produção, tinham sido construídos 1 milhão de Mustangs.

A versão Fastback, difere no pormenor da cobertura traseira, que cria maior volume interior, traçando uma linha mais desportiva entre a cobertura e a bagageira, ao contrário do modelo normal, cuja cobertura acabava num ângulo mais acentuado.

Sobre a miniatura, saiu pela primeira vez na linha New Models em 2008, nas cores cinza, vermelho e branco (com uma edição exclusiva preta - kmart) com rodas OH5 (Open Hole 5-Spoke).

ShareThis