Recent Posts

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Hot Wheels 2011 - Volkswagen Brasilia


Escala: 1:64
Fabricante: Hot Wheels
Modelo: Volkswagen Brasilia
Número: 008 (int.)
Ano: 2011
Categoria: New Models (int.)

Depois do SP2 de 2010, faz sentido pegar no Brasilia de 2011.

Em 2 anos a Hot Wheels lança na sua main line dois modelos exclusivos do mercado brasileiro, para gáudio dos coleccionadores. Saiu em verde e azul (infelizmente por cá, houve abundância de verde e escassez de azul) e voltaria a sair em 2012 na categoria Heat Fleet.

Sobre o/a Brasilia, é mais um produto da Volkswagen do Brasil, exclusivo para o mercado brasileiro, produzido entre 1973 e 1982. Mais uma vez, a exportação deste modelo chegou a Portugal, bem como outros países, viria a ser produzido também no México e atingiu quase 1 milhão de unidades.

A ideia inicial era recriar o Beetle mas com um toque brasileiro. Foi um modelo muito popular, que fez grande sucesso e tinha uma boa reputação. Prático, económico e maior que o Beetle.

Corria o ano de 1995, tinha eu 10 anos, e ouviam-se ecos em Portugal de uma banda que muita saudade me deixou, os Mamonas Assassinas. Na altura, cantavam uma canção que nunca me esqueci que referia uma tal de "minha brasilia amarela"...na altura não me fez qualquer sentido. Durante muitos anos não percebi como é que a capital do Brasil podia ser amarela. Não fosse esta paixão pelos carros e talvez nunca descobrisse que o Dinho se referia à sua...Volkswagen Brasilia amarela :) *

*(na altura não havia youtube para ver o vídeo, né)

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Hot Wheels 2010 - Volkswagen SP2



Escala: 1:64
Fabricante: Hot Wheels
Modelo: Volkswagem SP2
Número: 046 (int.)
Ano: 2010
Categoria: New Models (int.)

Apesar de vos escrever deste cantinho chamado Lisboa, Portugal; a maioria das visitas que recebo são de coleccionadores do Brasil. E qual a melhor maneira de homenagear os meus visitantes, do que com este Volkswagen SP2?

Vou-me basear exclusivamente em relatos históricos, porque não quero correr o risco de dizer nenhuma asneira. 

O SP2 foi produzido exclusivamente para o mercado brasileiro, entre 1972 e 1976, pela Volkswagen Brasil, que na altura (anos 70) tinha o seu mercado fechado a importações. O nome, SP, já li que tanto significa São Paulo, como Special Project, como Sport Prototype. A mim faz sentido São Paulo, visto depois ter surgido um(a) Brasilia. 

De inicio apelidado de Project X, o SP seria apresentado na Alemanha em 1971, tendo sido construido na plataforma do Variant. Surgiu com duas propostas, o SP1 - 1600cc 65cv e o SP2 - 1700cc 75cv, tendo sido o SP2 a prevalecer, devido à fraca recepção (e performance) do SP1. 

Foram produzidas 10205 unidades, das quais 670 foram exportadas, sendo que apenas uma veio para a Europa, et voilá, para Portugal (juro que não é minha).

Ainda foi pensado um projecto SP3, com um motor 1800cc e 100cv, mas nunca chegou a sair de fábrica, tendo sido fabricados alguns kits de conversão e um protótipo.

Quanto à miniatura, foi bastante difícil de encontrar, para mim em laranja está óptimo (mas podia ser branco). Saiu um branco em 2012 num 10-pack, mas nunca o vi. As rodas 5SP ficam sempre bem num modelo clássico.

Queria só esclarecer também, que quando uso a sigla (int.) na numeração e na categoria, significa "internacional", visto por vezes a numeração e categorias serem diferentes, entre o mercado europeu e americano.

ShareThis