Recent Posts

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Hot Wheels 2010 - '69 Pontiac Firebird TA




Escala: 1:64
Fabricante: Hot Wheels
Modelo: '69 Pontiac Firebird TA
Número: 096
Ano: 2010
Categoria: Muscle Mania

O Firebird foi um modelo Pontiac, produzido entre 1967 e 2002, à altura uma divisão General Motors.
Como a GM tinha várias divisões e incluia motores seus em diversas marcas (que competiam entre si), este Firebird, que tinha ao inicio o objectivo de ser um 2 lugares desportivo - com base no concept Banshee - acabou por se tornar apenas um prémio de consolação para a Pontiac e ser inserido no mercado dos pony cars, para não competir directamente com o Chevrolet Corvette.



Não obstante, era um carro que nas suas versões 'base' variava entre os 215cv e os 325cv, não sendo assim tão má a consolação.

A designação TA, refere-se à versão Trans Am, um pack opcional que surgiu no modelo de '69, onde estavam disponíveis 3 motores (366cv, 370cv ou o mitico e raro 500cv) assim como algumas alterações a nível estético, de handling, suspensões, etc.

Foram fabricados 697 exemplares do TA de primeira geração.



Como curiosidade, o famoso Kitt de Michael Knight é um Pontiac Firebird Trans AM, de terceira geração ('82 a '92).

Quanto à miniatura, é das minhas favoritas da série deste ano.

7 comentários:

JB disse...

Mais um belo Hot Wheels.
Ultimamente não tenho comprado muitos Hot Wheels até porque os Thun mais recentes não me chamam muito a atenção.

Marta Faustino disse...

Olá JB!
Pois é, a colecção deste ano parece-me mais fraca que a de 2009, no geral...
Notei que o teu blog esteve um pouco parado mas vi que já retomaste a postagem =)

JB disse...

Concordo plenamente a colecção de 2010 está muito fraca comparada ao ultimo ano, e não apenas nos Thunts.
Sim voltei e tenho algumas novidades ao nivel dos Hot Wheels tambem.
JB

LOBO disse...

Olá Marta,

Diz-me uma coisa, onde costumas comprar os teus HW? É que nunca encontro nas grandes superficies os HW que colocas aqui.

Já agora, faz algum sentido disponibilizar dois motores num mesmo modelo de 366 e 370cv? Estranho!

Rédi Bortoluzzi disse...

Olá, Marta.

Excelente Blog, meus parabéns. Tenho uma coleção de miniaturas e seu blog é um ótimo ponto de referência.
Saudações do Brasil!

Anónimo disse...

Eu tenho esse modelo,mas ele é branco e tem duas faixas azuis.

Alexk25 disse...

Olá, Marta.

Este é com certeza um dos meus modelos preferidos da série 2010, depois de uma passadinha no meu Blog (http://hwcustom.blogspot.com/) , eu customizei este modelo, acho que você vai gostar do resultado.

Enviar um comentário

ShareThis