Recent Posts

sexta-feira, 15 de março de 2013

Hot Wheels 2008 - Ferrari FXX






Escala: 1:64
Fabricante: Hot Wheels
Modelo: Ferrari FXX
Número: 033 (int.)
Ano: 2008
Categoria: HW Premiere (New Models)

Uma história peculiar, é esta do Ferrari FXX.
Os seus donos, apesar de terem despendido a módica quantia de $1.8 milhões de dólares (€1.500.000) nunca o puderam ter na garagem. Eis o porquê:

O FXX é uma versão de corrida do Ferrari Enzo e ao mesmo tempo um protótipo, produzido pela italiana Ferrari entre 2005 e 2007, na quantia muito limitada de 30 unidades.

O FXX trata-se, no fundo, de um programa de desenvolvimento da marca, que incorpora diversas tecnologias do modelo Enzo, entre outras introduzidas pela Ferrari e fabricantes de componentes. Quem o comprou, tem direito a testá-lo em dias especiais de track days definidos pela Ferrari e pode, no final da corrida, ser informado sobre a performance do respectivo carro. 
Equipado com pneus slick desenvolvidos especialmente para o FXX, compreende ainda um avançado sistema de data e telemetria que permite aos condutores melhorar a performance, ao mesmo tempo que fornece aos técnicos da Ferrari informações importantes para melhorar futuros Ferraris de estrada. 

Estava prevista a produção de 29 unidades, mas acabaram por ser 30, ao ser adicionada uma edição especial que foi oferecida a Michael Schumacher, quando se retirou da F1.

Se houver uma escala de coolness para donos de Ferrari, o dono de um FXX é, sem dúvida, o mais excêntrico de todos. Não só gastam uma fortuna num carro que nunca será deles, como ainda participam em programas de teste e desenvolvimento e têm acesso à mais recente tecnologia e a ver a sua opinião tida em conta no desenvolvimento de futuros modelos. Assim sim, vale a pena.

Sobre a miniatura, existe em vermelho, preto e amarelo. Infelizmente falta-me a vermelha. Saiu pela primeira vez em 2008, com rodas PR5 (Phil Riehlman 5-Spoke).

0 comentários:

Enviar um comentário

ShareThis