Fabricante: Hot Wheels
Modelo: '67 Camaro
Número: 149
Ano: 2009
Categoria: Dream Garage
O Chevrolet Camaro de '67 da GM surge como resposta ao Mustang introduzido pela Ford em 1964. Curiosamente o Ford Mustang tinha sido a resposta da Ford ao Chevrolet Corvair Monza da GM.
Devido ao sucesso do Mustang, a GM achou que seria de valor investir num carro do género, e apesar de terem tentado diversas versões, acabaram por produzir apenas duas, coupé e conversível.
As motorizações variavam entre os 3.7L, 5.3L e um motor produzido especificamente para este Camaro de 5.7L V8 de 295cv.
Com o aproximar do lançamento do Camaro, este ainda não tinha nome oficial embora já tivesse sido apelidado pela imprensa e pela própria GM de Nova, Panther, Chaparral e Wildcat.
Consta também que a Chevrolet pensou usar as letras GM no nome e lembrou-se de G-Mini, que desenvolveu para GeMini e finalmente Gemini.
A General Motors não achou grande piada porque não queria as letras GM associadas ao carro caso fosse um fracasso comercial.
E assim finalmente surge o nome Camaro, considerado um bom nome porque ninguém sabia o que queria dizer.
Quando questionados sobre o significado, a Chevrolet respondeu que era "a small vicious animal that eats Mustangs" (um pequeno e feroz animal que papa Mustangues)
O pessoal da Ford para não se ficar encontrou um significado diferente num velho dicionário de Espanhol, que definia Camaro como "a small, shrimp-like creature" (uma criatura pequenita do género do camarão).
O pessoal da Chevrolet ripostou com um significado num dicionário Francês que definia Camaro como "amigo" ou "companheiro".
Ninguém se ficou a rir quando o Camaro saiu para as ruas na sua primeira geração em 1967, e o resto, como se costuma dizer, é história.
6 comentários:
Tenho o verde e é uma bela miniatura.
O azul e laranja já o vi a venda mas não comprei.
JB
Hilariante, eh,eh!
Mais uma vez parabens pelo texto... e pelos carros evidentemente.
JB: Também gosto mais do verde, e das jantes, mas foi o mais complicado de arranjar! Só vejo azuis por aí.
Lobo: Obrigada! eheh gosto muito destas histórias de bastidores entre marcas.
Obrigada pelas visitas e comentários!
I see you! Nice clean blog you have here :))
Muito bom o texto, gostei imenso. Não tinha conhecimento desses factos relacionados com o nome.
Em relação ao modelo, não comprei esta versão porque já tinha a de 2007.
Eu tenho duas versões desse camaro - ambas anteriores: uma que saiu naquela Since 1968 ou Hot Wheels Classics (creio), e a de 2007 que o Jorge Brás ai de cima também tem. Essa do Since 1968 é liiinda e vermelha. A de 2007 é inteiramente preta, com os vidros avermelhados, creio... Assim que der vou postar...
Enviar um comentário