Recent Posts

sábado, 16 de janeiro de 2010

Norev 1:43 - Citröen Saxo VTS 2000



Escala: 1:43
Fabricante: Norev
Modelo: Citröen Saxo VTS
Número: N/A
Ano: 2000
Categoria: N/A

Fazendo de conta que não se passaram 2 meses, 1 natal, 1 ano novo... cá estamos nós outra vez!
Aproveito para desejar felicidades a todos os leitores, excepto aquele que se lembrou de me insultar sem me conhecer de lado nenhum.

Após prolongada análise e muitas dúvidas sobre qual o carro a apresentar neste início de ano (com sugestão da menina Dos Santos, que escolhesse o carro onde gostasse de fazer "coisinhas boas" lá dentro), achei que este modelo seria o ideal.


1º É o carro onde gosto de fazer uma coisa muito boa ... conduzir!

2º É o meu carro =D (sem alterações nem azeiteirices)

O Saxo foi um modelo produzido entre 1996 e 2003 pela francesa Citröen.
Devido ao caso amoroso que une a Citröen e a Peugeot há largos anos, tendo como lovechild a PSA, é um carro que partilha muitos componentes com o Peugeot 106 (que foi ele também, um desenvolvimento do Citröen AX - antecessor do Saxo). O Saxo viria a ser substituido em 2003 pelo, não menos engraçado, C2.

A miniatura em questão, é de um Saxo VTS, conhecido em Portugal como Saxo Cup. Nome que dá um arrepio na espinha a qualquer bom cidadão, devido à sua má fama e associação a comportamentos menos próprios na estrada.

Se lá fora temos os VTR (1.4L) e VTS (1.6L) por cá a designação é VTS (1.4L) e Cup (1.6L). São exactamente os mesmos modelos, mas devido a questões de marketing (devido à realização, na altura, do troféu Saxo Cup) a Citröen Portugal optou por mudar o nome do VTS e colocar-lhe uma pequena etiqueta vermelha nos frisos laterais a dizer Cup, estratégia que se revelou até hoje das mais inteligentes por parte da Citröen. O Saxo Cup foi um sucesso comercial, devido à sua boa relação preço/performance, com os seus motores 1.6L 120cv e um peso a rondar os 965kg.

Pela primeira vez, posso falar sobre um carro com conhecimento de causa. É sem dúvida, de todos os que conduzi até hoje, o mais divertido de todos, e dificilmente se voltarão a fazer carros destes. Ainda tentaram um C2 Cup, mas mesmo com os 5 cavalos extra, não anda o que o Saxo anda e não transmite o que o Saxo transmite. Único.

Heil Heil Pocket Rockets!

4 comentários:

JB disse...

Belissima miniatura.

A Norev tem miniaturas de grande qualidade.

JB

Isobel disse...

Ai, ai, que tendenciosa :D

LOBO disse...

É, realmente o Saxo não se livra da fama de ter sido um dos alvos preferidos dos 'Tunners'. Creio que o unico veiculo semelhante a este que experimentei foi o Ax Sport. Lembro-me que tinha demasiada potencia, provocava alguns sustos.

Quanto à miniatura, está óptima! O texto, é da qualidade que a Marta já nos habituou.
(só que desta vez ligieramente apimentado, eh,eh)

Allen disse...

Gostei de ler.
No entanto, em relação à miniatura, trata-se do Mk2 mas com as jantes do Mk1, o que não deixa de ser curioso :)

ps. Espero daqui a pouco tempo comprar um Saxo Cup, mas de origem e bem estimado (e para continuar!).

Enviar um comentário

ShareThis