Recent Posts

domingo, 30 de agosto de 2009

Bburago 1:18 - Lamborghini Miura








Escala: 1:18
Fabricante: Bburago
Modelo: Lamborghini Miura
Número: N / A
Ano: 2008
Categoria: Diamond Collezione


Outra marca que muito me apraz, a Lamborghini. Particularmente este modelo Miura. Já andava há algum tempo para o adquirir e o facto de o ter encontrado a 10 euros (quando normalmente são 29) ajudou. Penso que as versões de 2009 são vermelho e amarelo.


Quanto ao Miura, foi um modelo desenvolvido em 1965 com o nome de código P400 (Posteriori 4 Litri) com um motor 3.9L. Os engenheiros da Lamborghini que trabalharam no protótipo, fizeram-no à noite e um pouco por auto designio, pois o P400 não fazia na altura parte dos planos de produção da Lamborghini. No entanto foi dada luz verde para que o projecto continuasse a ser desenvolvido à parte.

O Miura desviava-se um pouco do que eram as intenções da Lamborghini, que nunca quis produzir carros de pista mas sim bons carros de estrada e vinha equipado com um motor traseiro (ao contrário de tudo o que já tinha sido feito pela Lamborghini). Ficou pronto em 1966, pouco dias antes da sua aparição na feira automovel de Geneva e a cor era este laranja.


Como curiosidade, o facto de nenhum dos engenheiros ter tido tempo de verificar se o motor destinado a este modelo cabia no compartimento que lhe tinha sido reservado, como queriam mostrar o carro e não tinham tempo para essas verificações nem para montá-lo, optaram por encher o compartimento do motor com cascalho (para fazer peso e manter o carro à altura real com que ficaria com motor montado) e mantê-lo trancado durante a exibição.


Tal foi o sucesso do P400, que viria a ser lançado para produção no ano seguinte, já sob a designação de Miura, uma famosa ganadaria de touros bravos de Sevilha.

0 comentários:

Enviar um comentário

ShareThis