Recent Posts

domingo, 30 de agosto de 2009

Bburago 1:43 - Lamborghini Countach






Escala: 1:43
Fabricante: Bburago
Modelo: Lamborghini Countach
Número: N/A
Ano: 2009
Categoria: Street Fire Collezione

O Lamborghini Countach surge em 1974 e vai ser produzido até 1989.
Há sitios que o colocam como o sucessor do Miura, mas entre o Miura e o Countach existiu ainda o Espada, o Jarama e o Urraco. E não terá sido o sucessor em termos de sucesso também porque o Espada foi dos primeiros modelos Lamborghini a ter sucesso comercial.
O nome Countach surge de uma expressão tipica do Piemontês (dialecto da região de Piedmont no norte da Itália) que segundo reza a lenda terá sido exclamada por Nuccio Bertone, na primeira vez que viu o protótipo do "Project 112". Terá dito "Kuntach!" (expressão de admiração) e o nome ficou, Countach (lê-se kun'tach).

Uma caracteristica bastante conhecida deste modelo são as suas portas tesoura, que abrem para cima. Fazia não só parte do estilo mas também da funcionalidade, pois num carro tão largo seria impossivel abrir as portas num espaço mais confinado (garagens, parques públicos, pessoas irritantes que estacionam os carros como se estivessem a testar qual a distância minima que precisam para sair de dentro dele sem tocar no vizinho, etc).

Apesar de à primeira vista parecer um carro perfeito, tinha os seus problemas, sobretudo no que tocava ao design. Era pouco aerodinâmico para começar, o motor (veio-se a saber depois) precisava de mais entradas de ar para ventilar correctamente, o que acabou por colocar uma grande entrada directamente atrás do condutor o que impossibilitava a visão traseira, entre outros. Assim o carro foi sofrendo várias alterações até ser considerado próprio para consumo.



Diz-se que o estilo visual do Countach tornou-o num ícone de excelente design para quase toda a gente ... excepto para os engenheiros. Modelos posteriores como o Diablo ou o Murcielago já agradavam mais aos dois lados, entusiastas e engenheiros, mas mais nenhum viria a ter a originalidade e extravagância do Countach.

0 comentários:

Enviar um comentário

ShareThis