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sábado, 8 de agosto de 2009
Colecção Ferrari 1:43 - Ferrari 250 GTO
Publicado por
Marta Faustino
Escala: 1:43
Fabricante: N/A
Modelo: Ferrari 250 GTO
Número: 001
Ano: 2009
Categoria: N/A
Este Ferrari 250 GTO é sem dúvida um dos meus carros (e por conseguinte, miniatura) favoritos.
Uma linda berlinetta que também teve o seu sucesso na pista, mas sobretudo entre coleccionadores, nos finais de 80 início de 90.
O 250 GTO (Gran Turismo Omologato) surge como carro de corridas no início dos anos 60.
Foram fabricados 36 carros entre 1962 e 1963 e 3 em 1964 (a chamada Serie II), que sofreu pequenas alterações na carroçaria. No total foram produzidos 39 GTO's genuínos.
Este é dos poucos ferraris que não foi desenhado por um nome em particular. É fruto de trabalho de equipa entre diferentes engenheiros e designers, e ia sofrendo alterações conforme fosse necessário após os testes efectuados em túnel de vento e na pista. Não obstante, conseguiu ser - para mim - dos mais bonitos.
Em jeito de curiosidade, é aqui que surge a famosa grelha de metal aberta na caixa de velocidades usada ainda hoje em alguns modelos. Diz-se que o seu interior era tão despojado que nem sequer um velocímetro foi instalado no painel e alguns dos seus comandos foram retirados do Fiat 500.
Sempre vi os Ferraris como carros desportivos, mas não necessariamente de luxo. Sempre foram muito básicos em termos de interior. Hoje em dia já se lhes notam uns interiores bastante mais desenhados e completos, mas não é preciso recuar muito para vermos Ferraris com vidros manuais, por exemplo (quando já era dado adquirido, que qualquer carro traria vidros eléctricos). Mas um ferrari não é qualquer carro.
Daí talvez a paixão que esta marca suscite nos verdadeiros entusiastas. Uma pessoa compra um carro por aquilo que ele produz e transmite, e não por mariquices desnecessárias que em nada contribuem para o verdadeiro prazer da condução (sim, estou a falar convosco, ares condicionados que mandam 33 graus para a esquerda e 18 para a direita) pfff.
Aqui o que interessa é o que vai na bagagem. Se é que me entendem.
Nas pistas, o 250 GTO surpreendeu ao acabar em 2º na prova das 12 horas de Sebring de 1962 (prova esta, que o Ferrari 250 P viria a ganhar no ano seguinte). Foi dos últimos carros a conseguir manter-se competitivo apesar do motor frontal. O 250 P em 1963, já iria competir com motor traseiro.
Já várias foram as publicações que ao longo dos anos colocaram o Ferrari 250 GTO no topo das listas de melhor carro desportivo da década de 60 assim como de todos os tempos, e ainda dos mais importantes ferraris de todos os tempos.
E só posso concordar.
1 comentários:
Concordo, tb é um dos Ferrari q eu gosto mais, mas dentro desse estilo existem outros 2 carros q me dizem muito, um deles é o Alfa Romeo TZ2 e o outro é o Shelby Cobra Daytona.
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