Recent Posts

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Hot Wheels 2009 - '69 Corvette ZL-1






Escala: 1:64
Fabricante: Hot Wheels
Modelo: '69 Corvette ZL-1

Número: 148
Ano: 2009
Categoria: Dream Garage



Para mudar um bocadinho o tema, que não pode ser só Ferrari (é que ainda faltam alguns e pode tornar-se maçador) passamos para outro tema que muito me apraz - Muscle Cars.
Ou como diria a pessoa que traduziu a sinopse do filme Death Proof, do Tarantino - Musculados Carros.

Este carro é conhecido por Corvette ZL-1. Mas a coisa não é assim tão simples. Oficialmente temos aqui um Chevrolet Corvette C3 - Stingray, produzido entre 1968 e 1982. Este particularmente o modelo de 1969, altura em que foi incluido o detalhe Stingray.

Uma história engraçada envolve a Hot Wheels directamente com o lançamento deste carro.
É que o Corvette C3 foi um restyling bastante aguardado do C2, e o seu desenho andava no segredo dos deuses. Era suposto ser revelado unicamente quando fosse exposto para venda.
Acontece que a linha da Hot Wheels desse ano incluía este modelo, e acabou por sair para o mercado mais cedo do que o carro verdadeiro.
Assim o design do carro foi revelado em primeira mão pelas miniaturas 1:64 da Hot Wheels, em 1969.

A nomenclatura ZL-1, que acaba por ser o nome pelo qual é conhecido, refere-se a um motor que estava disponível como opção na altura de comercialização do Corvette C3. O pacote base incluia um motor L88, que foi o mais vendido, devido ao preço mais acessivel. Dos verdadeiros ZL-1, reza a lenda que foram vendidos 2!
Existem apenas 2 verdadeiros (de fábrica) no mundo. A mesma lenda reza também que pessoas que compraram a versão L88, anos mais tarde acabaram por comprar o motor ZL-1 em separado e montaram-no no carro. No entanto carro stock, só 2.

Estamos a falar de um motor com 7.0L e 430 cavalos. O engenheiro que o projectou jura a pés juntos que atinge os 710cv.

A problemática do ambiente e das restrições de emissões de gases realmente veio condicionar o à vontade e naturalidade com que se fabricavam peças destas. Em 1969 era possível adquirir este carro por pouco mais de 4.000 dolares. Hoje em dia, um L88 batido (para restauro) pode vender por mais de 30.000.
ZL-1, nem vê-los.

Impressionante.

1 comentários:

Anónimo disse...

sou apaixonado por carros muscle cars a historia do lendario stingray valeu!!!

Enviar um comentário

ShareThis